DACS | 13 Nov 2018
Materiais para grupos de Infância Missionária disponíveis online

No segundo ano do percurso de renovação da Infância Missionária (IM) em Portugal, as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) prepararam um conjunto de recursos para serem usados nos grupos de IM. Esses recursos estão disponíveis online (https://www.opf.pt/infancia/) e em formato papel nos Serviços Centrais da Arquidiocese, de acordo com o Centro Missionário da Arquidiocese de Braga.

Entre os materiais disponíveis destacam-se o guião para os encontros mensais dos grupos, o calendário de Advento e outras dinâmicas para este tempo litúrgico e para todos os Domingos do ano, direccionadas sobretudo às crianças e adolescentes, e o mealheiro missionário, para ser personalizado e recolher as pequenas partilhas de cada um.

No dia 6 de Janeiro, Dia da Epifania, celebra-se o dia da Infância Missionária, desta vez com os olhos direccionados para o continente africano (cor verde). O CMAB sugere aproveitar a ocasião para conhecer e divulgar, "até por video-chamada", a paróquia de Santa Cecília de Ocua, em Pemba, onde está o Pe. Paulino e o casal missionário Rui e Susana, entrando em contacto através do Facebook ou email.

A Infância Missionária tem como finalidade suscitar o espírito missionário nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização: “Crianças ajudam e evangelizam crianças”. Pretende ainda ajudar os educadores – pais, catequistas e professores – a desenvolver na formação cristã das crianças a dimensão missionária universal. Os grupos da Infância Missionária são formados por 12 crianças cada.