DACS | 13 Jul 2018
"Confissões" de 11 padres dão origem a livro
A obra é prefaciada por D. António Couto, bispo da Diocese de Lamego, que refere que a nova publicação revela opções de vida tomadas "por mais amor" e por "um grande abraço à vida".

Onze sacerdotes de várias dioceses e congregações religiosas responderam a um questionário, com questões tanto do foro institucional como do foro pessoal, passando para o papel as justificações suas pelas opções de vida, e a forma como esta se desenrola a partir da perspectiva de um padre. As respostas dos religiosos deram origem ao livro "Nós, os padres", que será apresentado no próximo dia 19 de Julho, na Igreja de Santo António, em Tavira, a partir das 21h30.

O prefácio da obra foi escrito por D. António Couto. Nele, o bispo na diocese de Lamego adverte os leitores para o facto de aquelas páginas não apresentarem "retratos de plástico, anódinos e asséticos". "Vê-se bem que não [optaram pelo sacerdócio] por desgosto ou desamor, mas por um amor maior, por mais amor", esclarece o prelado.

Segundo D. António Couto, o livro tem capacidade para desfazer preconceitos relacionados com quem opta pela vida religiosa. "Será sobretudo interessante e surpreendente, de modo particular para quem tem a ideia feita de que os padres são cinzentos e monótonos, feitos de renúncias e sacrifícios vários, verificar que palpita nestes onze retratos, não apenas uma vida igual a tantas outras, mas também uma alegria nova, um amor novo, um grande abraço à vida", realça o bispo.

Fonte: Fátima Missionária

Palavras-Chave: