Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 1 Jun 2018
Casa Sacerdotal em destaque na Notícias Magazine
Valência é neste momento habitada por 31 sacerdotes, 1 diácono e 14 leigos.

Fotografia e Vídeo: Notícias Magazine

A Notícias Magazine (NM), revista da Global Notícias-Media Group, S.A, publicou recentemente um artigo sobre "a última morada dos padres". A reportagem, que aborda a última fase da vida dos sacerdotes, apresenta, entre outras, a Casa Sacerdotal São Martinho de Dume, em Braga.

O padre Joaquim Morais Costa, antigo pároco de São Vítor e ex-Reitor do Santuário do Sameiro, é um dos visados. À NM explicou como as caminhadas e passeios diários lhe iluminam os dias vividos agora na Casa Sacerdotal, em comunidade, entre irmãos.

O sacerdote tem agora 81 anos e foi ordenado em 1961. Assumiu a paroquialidade de S. Victor em 1972, onde permaneceu até 1999.

"Acorda ainda o sol não se levantou, às cinco e meia da manhã, com dois despertadores, reza o breviário, e às oito menos um quarto toma o pequeno­-almoço. Pouco depois sai para a rua e volta para o almoço na casa sacerdotal. Todos os dias, celebra uma missa onde for preciso", pode ler-se na Notícias Magazine.

De acordo com a revista, "a Casa Sacerdotal São Martinho de Dume começou a ser habitada em setembro de 2005, com disponibilidade de 47 quartos individuais. A existência de um protocolo com a Segurança Social possibilita a permanência de outros utentes. Neste momento, a Casa é habitada por 31 sacerdotes, 1 diácono e 14 leigos".

A reportagem fala ainda da Casa Diocesana do Clero de Leiria­-Fátima e da Casa Sacerdotal da Diocese do Porto.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social