Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 26 Mar 2018
Fundação AIS lança livro sobre cristãos perseguidos
Na comemoração dos seus 70 anos, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) reúne em livro 70 histórias de "coragem e capacidade de perdoar extraordinárias".
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Ângela Roque/RR

O livro chama-se "A Cruz Escondida" e conta histórias de vida de cristãos perseguidos na actualidade. “É uma coletânea de 70 histórias, mas poderiam ser muitas mais. Como eu digo na introdução, poderiam ser 70 x 7, infelizmente é um número infinito”, diz o jornalista Paulo Aido, autor do livro.

No livro podem ler-se histórias de países como a Nigéria, o Paquistão, o Chade, a Síria, o Iraque e a República Centro Africana, onde a perseguição de cristãos é um fenómeno com grande intensidade. Paulo Aido sublinha que "todas estas pessoas têm um rosto, uma identificação, e é real. Se quisermos, todos eles têm um BI, são pessoas concretas, que existem" e que têm "uma dose de coragem, às vezes até física, que é impressionante”.

"Estes cristãos são a elite da Igreja, os melhores dos melhores, a seleção, porque são aqueles que quando colocados perante uma situação difícil, não renunciaram, não renegaram, não fugiram. Mesmo quando foram presos, torturados ou morto, só por serem cristãos”, afirma o autor.

Os testemunhos foram recolhidos pela própria Fundação AIS nos locais onde consegue levar ajuda - muitas vezes a única ajuda disponível. “A pobreza extrema é também uma forma de perseguição. Em muitas comunidades estes cristãos são duplamente atingidos, porque estão condenados mal nascem a uma vida de pobreza e exclusão, ainda mais por serem cristãos”.

As receitas da venda de "A Cruz Escondida" revertem para os vários projetos que a Ajuda à Igreja que Sofre tem no terreno, alguns beneficiando directamente os cristãos cujas histórias são agora publicadas em livro.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190