Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Cáritas | 1 Mar 2018
Cáritas organiza Peditório Nacional
Acção insere-se na Semana Nacional e decorre entre os dias 1 e 4 de Março em todo o país.

Com o tema “Uma Só Família Humana, Cuidar da Casa Comum”, a Semana Nacional Cáritas assinala-se até ao próximo dia 4 de Março. Entre as diversas acções diocesanas previstas encontra-se o peditório público nacional, a decorrer entre 1 e 4 de Março.

No primeiro semestre de 2017, a rede nacional Cáritas ajudou mais de 68 mil pessoas. Apesar de na sociedade portuguesa existirem sinais de melhoria das condições de vida, vemos que as famílias que chegam à Cáritas têm problemas sociais mais graves, em particular em matéria de trabalho e sobre-endividamento, seja por terem recursos insuficientes para fazer face às suas despesas correntes, seja por terem piores condições laborais”, explicou a organização católica em comunicado.

Em Junho e Outubro do mesmo ano, a Cáritas prestou apoio directo às vítimas dos incêndios que assolaram o país. As duas campanhas de recolha de fundos realizadas angariaram cerca de 2 milhões e 100 mil euros. Perto de metade dos recursos adveio dos ofertórios das comunidades cristãs decidido pelos Bispos portugueses. O trabalho foi feito em rede com as Cáritas diocesanas, as comunidades paroquiais, as autoridades públicas nacionais e locais, e vários outros parceiros.

A Cáritas em Portugal é composta por mais de 1400 colaboradores profissionais e cem dirigentes. Conta ainda com a colaboração regular de cerca de 250 voluntários e mais de 4 mil voluntários ocasionais.

No ano de 2017 o Peditório Público angariou um total de 194.510,41 euros, aplicados nos diferentes projectos diocesanos de apoio à população fragilizada.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social