Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 16 Fev 2018
“Ponto SJ”: o novo portal dos Jesuítas para debater a actualidade
O portal estará online a partir do dia 23 de Fevereiro.

Os Jesuítas em Portugal vão lançar um novo portal — “Ponto SJ” — que visa promover o diálogo no espaço público, com a reflexão sobre temas da actualidade em áreas como a Política, Educação, Justiça, Cultura e Fé.

O “Ponto SJ” terá publicações diárias e contará com o contributo de vários cronistas, nomeadamente: Guilherme de Oliveira Martins, Joaquim de Azevedo, Clara Almeida Santos, Carla Quevedo, Jacinto Lucas Pires, Joana Rigato, João Labareda, Alfredo Teixeira, Irmã Irene Guia, Pe. Nuno Amador, Pe. Gonçalo Portocarrero, entre outros.

Para além do estímulo à reflexão, o portal terá uma componente informativa, através da divulgação de iniciativas porpostas pelas instituições da Companhia de Jesus, sejam centros universitários, casas de espiritualidade, colégios, paróquias ou organizações de cidadania e intervenção social.

Aos Domingos será disponibilizada uma proposta de aproximação à Bíblia, realizada pelo projecto PRIXM — uma iniciativa que procura mostrar a forma como a Bíblia marca a cultura e esclarecer o sentido de alguns textos — numa parceria com a École Biblique et Archéologique de Jerusalém.

O director do “Ponto SJ”, José Maria Brito, defende que “são necessários espaços que promovam um «clima temperado» em que seja possível conversar e olhar para a realidade com largueza de horizonte e espírito crítico”.

Vivemos um tempo em que a possibilidade de diálogo aberto e construtivo, capaz de assumir positivamente a pluralidade, está afectada pelo uso de uma linguagem populista, extremada e excessivamente identitária, que impede a escuta e a disponibilidade para compreender a posição do outro, acrescenta o director do novo portal.

O “Ponto SJ” estará disponível para consulta a partir do dia 23 de Fevereiro, no endereço “www.pontosj.pt”. Nesse dia haverá uma apresentação pública, às 18h no Café-Teatro da Comuna, em Lisboa, onde estarão presentes o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o Provincial dos Jesuítas em Portugal, Pe. José Frazão Correia.

O evento de apresentação terá ainda dois "encontros improváveis". A primeira conversa será entre o cronista João Miguel Tavares e o jesuíta Francisco Mota, e a segunda entre a eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias e a Irmã Júlia Bacelar, que trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade extrema. A moderar a conversa estará o jornalista Paulo Nogueira.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva