Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 18 Jan 2018
Jesuíta português publica artigo na "La Civiltà Cattollica"
O recente livro "The Benedict Option" é analisado por Andreas Gonçalves Lind, sj.
PARTILHAR IMPRIMIR

O mais recente número da revista italiana "La Civiltà Cattollica" já se encontra disponível e conta com a publicação de um artigo de um sacerdote jesuíta português, Andreas Gonçalves Lind.

Com o título "Qual é a tarefa de um Cristão nos dias de hoje — A opção de Bento e a heresia donatista", o artigo aborda o mais recente livro de Ray Oliver Dreher, "The Benedict Option", envolto em polémica desde a sua publicação.

Pe. Andreas Gonçalves Lind | Fotografia: Facebook

"O autor do livro é Ray Oliver Dreher. Ele parece sugerir que os cristãos, dentro das comunidades «locais» e «pequenas», devem preparar-se para viver numa sociedade pós-cristã, operando como uma «pólis paralela», capaz de «exercer as virtudes» como uma força «contra-cultural» dentro de um mundo que rejeita claramente o cristianismo e compara a nossa era com as «idades escuras» após a queda do Império Romano. É difícil permanecer indiferente ao tom «apocalíptico» que Dreher usa para expor sua tese", escreve o padre Andreas Lind.

O jesuíta afirma, no entanto, que se os cristãos contemporâneos podem realmente aprender com o modo de vida beneditino, adaptando-o aos tempos actuais, "também é verdade que exaltar a realidade da perseguição pode implicar um risco: o de perceber o seu «pequeno grupo» como a verdadeira e melhor Igreja dos outros".

 

Artigo completo disponível aqui.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190