Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com CESM | 12 Jan 2018
Faleceu o padre Manuel Durães Barbosa
O velório realiza-se na Igreja Paroquial de Salvador do Campo, Barcelos, com celebração de Eucaristia às 19h. O funeral é amanhã, Sábado, às 11h00.

O padre Manuel Durães Barbosa, Missionário do Espírito Santo, nasceu em Salvador do Campo, Barcelos, há 77 anos.

Foi ordenado em 1966 e dedicou parte da sua vida à formação de futuros Missionários, no Seminário de Fraião e no Seminário da Silva, onde foi director.

De 1979 a 1982 foi vice-Provincial da Província Portuguesa dos Espiritanos, encarregado do sector da Formação Espiritana. Em 1982 foi eleito Superior Provincial, cargo que desempenhou até 1988.

Partiu para o Brasil em 1989, onde esteve como Missionário na paróquia de São Cristóvão, Cabo Frio, Arquidiocese de Niteroi.

Regressou a Portugal para ser professor na Universidade Católica até ser nomeado director nacional das Obras Missionárias Pontifícias. Exerceu este cargo de 2000 a 2011, data em que se tornou Reitor de São Luís dos Franceses, em Lisboa.

Durante a sua passagem por Lisboa, foi Superior da Comunidade da Casa Provincial, na Estrela.

Em 2015 foi nomeado para a Comunidade do Centro Espírito Santo e Missão (CESM), no Seminário da Silva, para serviço pastoral.

Faleceu esta madrugada, no Seminário da Silva.

A Arquidiocese de Braga une-se agora em oração e agradece a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.

Paz à sua alma!

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social