DACS | 25 Out 2017
“Água é vida” pretende levar água a comunidades de Moçambique
O projecto tem em vista a construção de uma fontanária em Itoculo, onde as pessoas andam em média 2 a 3h para ter acesso a água potável.

“Quanto tempo tens de andar para ter acesso a água? Aqui na zona de Thamela em Itoculo, as famílias têm de andar em média 2/3h para ter acesso a uma fonte de água potável. Consegues imaginar a tua vida sem água?!”. Estas são as questões de Helena Ferreira, leiga missionária voluntária em Itoculo, Moçambique, representante do projecto "Água é vida".

O projecto, lançado pela equipa missionária de Itoculo, tem como objectivo angariar fundos para a construção de uma fontanária para "melhorar a qualidade de vida das famílias, aproximando-as de um bem tão essencial como a água", explica Helena.

A missionária revela que nos meses mais secos, como Outubro, Novembro e Dezembro, os poços de fabrico caseiro deixam de ter água. Acontece o mesmo com outras cinco comunidades que compõem a zona.

O projecto, divulgado no mês das missões, concretiza-se numa iniciativa de crowdfunding, através da qual qualquer pessoa pode dar o seu contributo: https://ppl.com.pt/causas/agua-e-vida.

Os donativos poderão ser de qualquer valor, a partir de 1€. Quem fizer um donativo de valor igual ou superior a 5€ recebe uma gratificação. Se o projecto não conseguir atingir 100% de financiamento, o dinheiro é devolvido aos apoiantes.