Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 14 Jun 2017
Pe. Tiago Freitas é o novo doutorado da Arquidiocese de Braga
Tese de Doutoramento “Colégio de Paróquias - Um proto-modelo crítico para a paróquia da Europa Ocidental em tempo de mobilidade” obteve a classificação máxima, Summa cum Laude.

O Pe. Tiago Freitas, Chefe do Gabinete Episcopal e Director do Auditório Vita, defendeu hoje a sua tese de doutoramento na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, pelas 12h15.

Com o título “Colégio de Paróquias - Um proto-modelo crítico para a paróquia da Europa Ocidental em tempo de mobilidade”, o Pe. Tiago propôs um modelo mais amplo e de maior proximidade. Este modelo implica uma nova compreensão do termo de paróquia, ao alargar esse conceito a outras realidades significativas tais como uma escola, um hospital, ou um lugar de culto. Este modelo rejeita ainda um trabalho levado unicamente a cabo por sacerdotes, optando por uma constituição alargada de uma equipa de governo de paróquia de onde fazem parte sacerdotes, religiosos e leigos.

Faz uma crítica às unidades pastorais, não considerando este modelo o mais adequado, uma vez que na sua base está a falta de padres.

Para além disso, este modelo não espelha a unidade pastoral, uma vez que as várias paróquias ao invés de trabalharem tudo em comum, apenas o fazem em realidades pontuais, distintas e de interesse comum.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva