DACS | 9 Mai 2017
ACNUR promove campanha de ajuda a grávidas e mães refugiadas
Saúde, alimentação e segurança são as principais áreas visadas pela campanha.
  © DR

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) está a promover uma campanha de angariação de fundos em prol das mulheres refugiadas grávidas ou com filhos.

A campanha decorre online, e a quantia angariada terá como finalidade financiar acções de atendimento pré-natal e pós-parto, garantir o acesso a alimentação, bem como serviços de saúde e segurança a mães e bebés.

A Síria, o Iraque, o Sudão do Sul e a República Centro-Africana são os principais países onde se encontram as mulheres alvo desta acção.

O mais recente relatório do ACNUR revela que a proporção de mulheres refugiadas tem aumentado, alcançando “49% do contingente total de refugiados (aproximadamente 21,3 milhões de pessoas)”.

O ACNUR relembra a situação de vulnerabilidade em que se encontram as mulheres e crianças em situações de conflito, nomeadamente o facto de as refugiadas sofrerem “violências específicas por serem mulheres”.