Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Pe. João Torres | 6 Dez 2016
Representante do Papa inaugura Presépio de Priscos
Inauguração acontece no dia 18 de Dezembro. Presépio deste ano tem novidades.

A cerimónia de inauguração da XI Edição do Presépio ao Vivo de Priscos, no dia 18 de Dezembro vai contar com a presença do cardeal D. Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, como representante do Papa Francisco e que “trará uma bênção apostólica do Santo Padre”, refere a organização.

O Cardeal irá inaugurar uma das grandes novidades deste ano, a Aldeia dos Judeus, que quer “mostrar como eram as casas no tempo de Jesus”. A Aldeia será um monumento do Ano da Misericórdia, em consonância com o pedido do Papa Francisco. A “recordação viva” foi  realizada pelos reclusos dos Estabelecimento Prisional de Braga, no âmbito do projecto “Mais Natal – Priscos”, que ganhou os orçamentos participativos de 2015 e de 2016 da Câmara Municipal de Braga.

“O facto de participarem na construção do presépio e de se integrarem com a comunidade local possibilita aos reclusos reconstruírem as suas vidas e adquirirem hábitos de trabalho, aprendendo inclusivamente novos ofícios na área da construção civil”, garantiu o Pe. João Torres, adiantando que o sucesso do projecto é tal que, actualmente, “o sonho dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga passa por chegar a Priscos”, um local onde podem adquirir novas competências.

O Presépio Vivo de Priscos é o resultado de “centenas de horas de trabalho voluntário do bom povo de Priscos. Sem eles não havia presépio e sem presépio seríamos menos povo, concluiu o sacerdote.

O presépio, abre as portas no dia de Natal (16h00 às 19h00), dia 29 (15h00-18h00), 1 de Janeiro (16h00-19h00), dia 7 (20h00 às 23h00), dia 8 (15h00 às 18h30), dia 14 (20h00 às 23h00), dia 15 (15h00 às 18h30), dia 21 (20h00 às 23h00) e dia 22 (15h00 às 18h30).

A entrada é livre, mas está sujeita a demora consoante o número de visitantes. Quem não quiser esperar deve pedir informações sobre a porta solidária.

O cardeal Lorenzo Baldisseri  foi diplomata ao serviço da Santa Sé, núncio apostólico no Haiti, Paraguai, Índia, Nepal e Brasil. Em 2012 foi chamado a Roma por Bento XVI e nomeado secretário da Congregação para os Bispos e depois secretário do Colégio Cardinalício. Foi secretário do conclave que determinou a eleição do papa Francisco, que em 2013 o nomeou secretário do Sínodo dos Bispos e em 2014 o criou cardeal.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social