DACS | 2 Dez 2016
Concerto e Festa da Imaculada Conceição no Sameiro
Concerto do Grupo Ançãble acontecerá no próximo Domingo, dia 04.

No próximo Domingo, 4 de Dezembro, às 15h00, a Basílica do Sameiro acolhe um concerto mariano, integrado nas festividades em honra da Imaculada Conceição, Padroeira do Santuário, pelo Grupo Vocal Ançãble, constituído por uma família de Ançã e dedicado sobretudo à Música Sacra Portuguesa.

O grupo tem-se apresentado em público com uma frequência regular em Portugal, registando também intervenções no estrangeiro, sobretudo em Itália, mas também em Espanha e Brasil.

O programa proposto tem como ideia central percorrer as chamadas antífonas marianas, constantes do Ordinário da Liturgia das Horas para a hora de Completas.

Obras a serem executadas:

Pedro Miranda (1964- ), EDMS de Coimbra – Magnificat;

Heliodoro de Paiva (†1552) Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra- Salve Regina;

Frei José de Santa Ana (1696-1759) Ordem do Carmo - Alma Redemptoris Mater;

Giuseppe Liberto (1943- ) Capela Sistina- Ave Regina Caelorum;

Domenico Bartolucci (1917-2013) Capela Sistina- Ave Maria;

J. Rodrigues Esteves (†1755) Sé de Lisboa- Regina Coeli; Edward Grieg (1843-1907)- Ave maris stella;

J. Rodrigues Esteves (†1755) Sé de Lisboa, - Muro tuo;

Manuel Faria (1916-1983) Sé de Braga- Anjo da Guarda de Portugal;

D. Pedro de Cristo (†1618) Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra- Magnificat.

Todo o programa é enquadrado por duas obras sobre o texto mariano fundamental, rezado pela Igreja todos os dias na hora de Vésperas, o Magnificat.

A Festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

A preparação da Festa da padroeira do Sameiro começou com a novena, que se encontra a decorrer desde o dia 29 de Novembro e que se prolonga até dia 07 de Dezembro. Todos os dias, pelas 16h15, há terço e missa. No dia 08, quinta-feira, realiza-se a Festa.

07h30: Missa (na Basílica)

08h30: Missa (na Cripta)

09h30: Missa (na Cripta)

11h00: Missa Solene de Festa, na cripta, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.
Será executada a Missa em honra de N.ª S.ª do Sameiro do Cón. Manuel Faria pelo Grupo Coral do Sameiro e Orquestra. Dá-se também o encerramento das comemorações do Centenário do nascimento do Cón. Manuel Faria e Pe. Benjamim Salgado. Neste dia tem também lugar a admissão de novos Irmãos da Confraria do Sameiro.

15h00: Hino AKATISTOS, na cripta.+

16h30: Missa, na cripta, com a participação do Grupo Coral de Sequeira – Braga.

As confissões têm lugar na Capela da Reconciliação (Cripta) das 08h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h00.

Palavras-Chave:
Sameiro  •  Padroeira  •  Concerto  •  Festa