30 Nov 2016
"Acenda uma vela" em homenagem às crianças e jovens falecidos
A inciativa, que decorre no Sameiro, associa-se ao movimento “The Compassionate Friends Worldwide Candle Lighting”.
  © DR

A Colunata do Santuário do Sameiro vai acolher a iniciativa “Acenda uma Vela”, no dia 11 de Dezembro, a partir das 18h, por forma a homenagear crianças e jovens falecidos.

O evento tem início às 18h com um momento musical protagonizado pelos guitarristas Sérgio Pinto e Rúben Baldaia. Segue-se uma comunicação da Associação do Apoio à Pessoa em Luto (APELO), que contará com a presença da conselheira do luto Clarisse Queirós.

Às 19h será o momento de “acender uma vela” em memória das crianças e jovens falecidos. Quem não estiver presente poderá, à mesma hora, acender uma vela e associar-se à homenagem.

O objetivo do evento passa por unir famílias e amigos que atravessam um processo de luto, “para homenagear a memória de filhos, irmãos, netos e todos aqueles que partiram demasiado cedo”, explica Clarisse Queirós.

“Viver o luto é aceitar a dor e aprender a continuar a viver. Penso que seja precisamente isto o mais difícil: viver depois, reencontrar a alegria, o prazer, reaprender a ver o mundo e a apreciá-lo”, acrescenta a conselheira do luto.

A inciativa “Acender uma vela” surge associada ao movimento “The Compassionate Friends Worldwide Candle Lighting”, iniciado nos Estados Unidos, que tem como objectivo unir família e amigos de todo o mundo nesta corrente de luz em memória dos seus entes queridos falecidos.