DACS | 29 Set 2016
Jesuítas reúnem para escolher novo Superior Geral
Encontro acontece no dia 03 de Outubro, mas trabalhos podem prolongar-se por tempo indefinido. Eleição de novo responsável acontece por maioria simples de 50%.

A Companhia de Jesus terá a primeira sessão da Congregação Geral Nº 36, em Roma, no próximo dia 03 de Outubro.

Aquele que constitui o órgão máximo de governo da Companhia de Jesus reuniu-se apenas 35 vezes desde que a Companhia de Jesus foi fundada em 1540 por Santo Inácio de Loiola. No dia 03, cerca de 215 jesuítas de todo o mundo, num total de 62 países, juntam-se na Cúria Geral para eleger um novo Superior Geral.

O actual Superior Geral, Adolfo Nicolás, SJ, de 80 anos, manifestou a intenção de renunciar ao cargo e convocou a reunião.

“Mudaram os tempos e a Companhia de Jesus sabe que necessita de ousadia, imaginação e coragem para fazer frente à nossa missão como parte da grande Missão de Deus diante do nosso mundo”, afirmou o Pe. Nicolás, explicando que esta Congregação Geral deverá ser diferente das outras.

No dia anterior à abertura oficial dos trabalhos, 02 de Outubro, será celebrada uma Missa de Abertura, presidida pelo Frei Bruno Cadoré, Mestre Geral dos Dominicanos. No dia seguinte, o primeiro ponto da agenda é a eleição do novo geral. A eleição acontece por meio de uma maioria simples de 50%, explica a Companhia.

Mudaram os tempos e a Companhia de Jesus sabe que necessita de ousadia, imaginação e coragem para fazer frente à nossa missão como parte da grande Missão de Deus diante do nosso mundo.

Pe. Adolfo Nicolás, Sj

O novo Geral só será anunciado depois de ter sido dado conhecimento ao Papa da sua nomeação. De acordo com a  Companhia de Jesus, após a eleição, os delegados centram a sua atenção noutros pontos: a missão da Companhia de Jesus no actual contexto mundial e a organização interna desta ordem religiosa de forma a responder melhor aos desafios actuais. A Companhia de Jesus continuará a procurar colocar a sua experiência nos campos da espiritualidade, educação, reflexão teológica e justiça social ao serviço de um mundo mais justo”.

A Província portuguesa será representada por dois jesuítas, o actual Provincial, Pe. José Frazão Correia, e o Pe. Miguel Almeida.

Não há data limite para o fim dos trabalhos.

A Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus é um instituto religioso da Igreja Católica. Foi fundada por Sto. Inácio de Loiola e pelos seus companheiros em 1540. O seu propósito é a procura do maior serviço a Deus e à Igreja, colocando-se inteiramente à disposição do Papa. Assim, toda a actividade dos jesuítas visa a evangelização do mundo e, mais concretamente, a defesa da fé e a promoção da justiça em permanente diálogo cultural e inter-religioso. A Companhia de Jesus deseja formar cidadãos competentes, compassivos e comprometidos ao serviço da sociedade e da Igreja, afirma o Instituto.

A Companhia de Jesus deseja formar cidadãos competentes, compassivos e comprometidos ao serviço da sociedade e da Igreja.

O Padre Nicolás é actualmente o 30º Superior Geral da Companhia de Jesus. Foi eleito pela Congregação Geral Nº35 em 2008. Nasceu em Espanha e ingressou na Companhia de Jesus em 1953. Antes da sua eleição como Geral, Nicolás foi o Superior dos Jesuítas do Japão e Presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas na Ásia Oriental e Oceânia. Foi o mais velho Geral a ser eleito na história da companhia de Jesus.

Palavras-Chave: