Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 26 Ago 2016
Reservas sanguíneas nacionais estão em baixo para três grupos
Os grupos sanguíneos O-, B- e AB- têm reservas garantidas para apenas quatro dias.
  © DR

As reservas sanguíneas em Portugal estão em baixo para os grupos sanguíneos O-, B- e AB-. No site do Instituto Português do Sangue (IPS), pode verificar-se que as reservas de sangue desta tipologia chegam apenas para quatro dias.

O presidente do IPS, Hélder Trindade, referiu, em declarações à Renascença, que não há motivo para alarme, pois conta que no fim-de-semana os valores sejam repostos, já que Sábado e Domingo são os dias em que habitualmente há um maior número de dádivas.

Hélder Trindade apela à colaboração de todos, em particular daqueles cujo grupo sanguíneo seja o O-, o mais “problemático”.

“Aproveito para voltar a lembrar a todas as pessoas que são O- que vejam no site onde há colheitas. Seria uma óptima oportunidade para fazer as suas dádivas”, referiu o presidente à Renascença

As reservas dos restantes grupos não levantam preocupações, uma vez que são suficientes para dar resposta às necessidades dos próximos, pelo menos, sete dias.

Hélder Trindade classifica, ainda assim, este Verão de “tranquilo”, uma vez que existem cerca de mais mil unidades de sangue do que no mesmo período do ano anterior.

Onde e quando doar

Braga

27/08/16 — Museu D. Diogo de Sousa; das 9h às 12h30

29/08/16 — Museu D. Diogo de Sousa; das 14h às 19h

02/09/16 — Museu D. Diogo de Sousa; das 9h às 13h

Fafe

26/08/16 — Rua Guerra Junqueiro, 625; das 9h às 17h

Guimarães

30/08/16 — Casa dador; das 14h30 às 19h

Barcelos

31/08/16 — Bombeiros Voluntários de Barcelos; das 9h às 12h30

Para consultar os locais e momentos de colheita clique aqui.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva