DACS | 22 Jul 2016
ONU. Igreja pede mais apoio a pequenos agricultores
A 14.ª sessão da Conferência das Nações Unidas de Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) está a decorrer no Quénia.
  © DR

A Santa Sé apelou à promoção dos pequenos produtores agrícolas, ao incentivo de acordos multilaterais e à redução da dívida, durante a 14.ª sessão da Conferência das Nações Unidas de Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a decorrer em Nairóbi, no Quénia.

A Igreja Católica faz-se representar na conferência pelo observador permanente em Genebra, o Arcebispo Ivan Jurkovic, que propôs o “desenvolvimento de pequenos agricultores e pequenos produtores", dado o seu papel essencial, “não apenas para reduzir a pobreza, mas também para fornecer novas maneiras de preservar os ecossistemas locais”, em declarações citadas pela Rádio Vaticano.

O Arcebispo destacou a importância da criação de acordos multilaterais, para evitar situações de assimetria em que os mais fortes dispõem de mais meios para pressionar os mais fracos.

A Igreja Católica, na voz do Arcebispo Ivan Jurkovic, acredita ser fundamental “criar um sistema global, baseado na ideia de um desenvolvimento realmente sustentável, inclusivo e equitativo em todos os níveis”, num contexto de desaceleração do crescimento económico dos países ricos, bem como dos países em desenvolvimento, que se tem verificado ao longo dos últimos três anos.

A Conferência das Nações Unidas de Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) foi fundada em 1964, com o objectivo fomentar o comércio internacional e auxiliar a integração dos países em desenvolvimento na economia mundial.

Palavras-Chave: