DACS | 24 Mai 2016
Vaticano e principal instituição do Islão sunita retomam relações
As relações entre o Vaticano e a Universidade al-Azhar estavam suspensas desde 2011.
  © REUTERS/MAX ROSSI

O Papa Francisco recebeu no Vaticano o grande imã de al-Azhar (Egito), Ahmed al-Tayeb, líder da mais importante instituição do Islão sunita, sediada no Cairo. O encontro marcou o restabelecimento de relações, suspensas desde 2011, e debruçou-se sobre questões relacionadas com a paz, o terrorismo e o diálogo inter-religioso.

Durante o encontro de cerca de 30 minutos, Bergoglio e al-Tayeb concordaram na necessidade de conjugar esforços em prol da “paz no mundo, da recusa da violência e do compromisso”, bem como na protecção dos cristãos “no contexto dos conflitos e das tensões no Médio Oriente”, tal como descrito no comunicado da sala de imprensa da Santa Sé.

Os dois responsáveis sublinharam ainda “o grande significado deste novo encontro, no quadro do diálogo entre a Igreja Católica e o Islão”.

O encontro terminou com um abraço entre o Santo Padre e o grande imã de al-Azhar.

As relações entre o Vaticano e a Universidade al-Azhar estavam suspensas desde 2011, na sequência daquilo a que a instituição sunita considerou como “ataques” de Bento XVI contra o Islão. O marco no corte de relações deu-se após o Papa emérito ter lamentado, publicamente, a perseguição aos cristãos egípcios, na sequência de um atentado do qual foram vítimas 23 cristãos, em Janeiro de 2011, em Alexandria, no Egipto.

Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  Islão  •  Ahmed al-Tayeb  •  Vaticano  •  Egipto