DACS | 23 Mai 2016
CTT apresentam livro sobre Jesuítas
Investigadores Carlos Fiolhais e José Eduardo Franco assinam a obra "Jesuítas, Construtores da Globalização".

Os CTT lançaram o livro "Jesuítas, Construtores da Globalização" pelas mãos dos investigadores Carlos Fiolhais e José Eduardo Franco.

De acordo com a comunidade jesuíta, o volume, que retrata a história mundial da Companhia de Jesus, revisita a história mundial da Ordem, “com foco especial na relação dos Jesuítas com a história da globalização portuguesa, pouco mais de duzentos anos após a Restauração da Companhia de Jesus, decretada pelo papa Pio VII em 1814.”

A obra apresenta os "grandes marcos da Ordem, bem como a sua projecção mundial", sublinhando as maiores inovações e sucessos sem, no entanto, ignorar "as fraquezas ou insucessos".

A ordem referiu ainda que o livro "retrata a participação dos Jesuítas na dinâmica da globalização, assente em inúmeras viagens que abriram, e contribuíram, com as suas sistemáticas recolhas, para a grande revolução do conhecimento”.

"Jesuítas, Construtores da Globalização" trata-se de uma edição limitada, com uma tiragem de 4000 exemplares e contém quatro selos e um bloco da emissão filatélica de 2016.

A Companhia de Jesus foi criada em Paris em 1534 por Inácio de Loiola e foi aprovada pelo papa Paulo III em 1540.

Palavras-Chave:
Companhia de Jesus  •  CTT  •  Filatelia  •  Livro