CAB celebra mês de Maria

17 Mai 2018 Contaminantes químicos emergentes: uma preocupação crescente Artigo de opinião de Fernanda Cássio (Centro de Biologia Molecular e Ambiental | Departamento de Biologia da Universidade do Minho).
10 Mai 2018 "Não há uma solução mágica para as fake news" Numa edição especial do Igreja Viva dedicada à mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2018, Luis António Santos, professor de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, explica-nos o fenómeno das 'fake news' e fala sobre o "jornalismo de paz" pedido pelo Papa.
3 Mai 2018 "Não trocava isto por nada deste mundo" São Bombeiros Voluntários em Braga e não equacionam ser outra coisa. Trabalham de sol a sol e deixam tudo para trás para socorrer quem precisa. Apesar das dificuldades, não trocavam o que fazem "por nada deste mundo".
26 Abr 2018 Sofia Neves: "A ignorância é uma forte aliada dos agressores" Sofia Neves, a presidente da Associação Plano i, é uma das fundadoras. Doutorada em Psicologia Social pela Universidade do Minho, foi na violência de género que focou o seu trabalho. Ao Igreja Viva, explica o fenómeno da violência no namoro e o trabalho da associação na prevenção e influência das políticas públicas.
19 Abr 2018 Pe. Diego Fares: "O Papa pede sempre coisas possíveis". Dedicou perto de vinte anos aos mais pobres e excluídos e vê essa experiência como a mais bonita da sua vida. Diego Fares, o sacerdote jesuíta que tem Jorge Bergoglio como padrinho de ordenação, fala-nos de discernimento, do pontificado e da amizade com o Papa.
12 Abr 2018 "Até me chamaram de louco!" Ecónomo da Arquidiocese e Seminários, gerente da Empresa do Diário do Minho, director da Oficina de São José, fundador do Projecto Homem, Vigário Episcopal da Acção Sócio-Caritativa. Estas foram algumas das missões do Cónego Fernando Monteiro, que acredita na criatividade e ousadia como receitas para o sucesso de uma casa.
5 Abr 2018 Santa Cecília de Ocua. A paróquia nº. 552 da Arquidiocese A Arquidiocese de Braga vai muito além de Portugal. Apadrinhou a paróquia de Santa Cecília de Ocua, na província de Cabo Delgado, em Moçambique, no âmbito de um acordo de cooperação com a diocese de Pemba. Nesta edição fique a conhecer a paróquia nº. 552 da Arquidiocese.
29 Mar 2018 Diocese de Pemba: Uma irmã do outro lado do mundo Hoje damos-lhe a conhecer a diocese de Pemba, em Moçambique. Uma diocese irmã, com a qual a Arquidiocese de Braga firmou um acordo de cooperação, há quatro anos. Corrupção, fome, doenças, analfabetismo: são alguns dos problemas de todos os dias. Em Pemba, a maioria dos sorrisos esconde uma realidade dura, muitas vezes vencida pela alegria e por uma força movida a amor.
22 Mar 2018 Semana Santa: quando fé significa cultura e economia Nesta edição do Igreja Viva pode ficar a conhecer mais duas dimensões da Semana Santa de Braga para além da religiosa: a cultural e económica. Rui Ferreira, Mestre em Património e Turismo Cultural, é o autor do artigo que percorre as Solenidades desde a sua fundação até à actualidade.
15 Mar 2018 Envelhecimento e Qualidade de Vida O Envelhecimento e a Qualidade de Vida estão sob análise nesta edição do Igreja Viva, pela olhar do psicólogo e professor António M. Fonseca, que coordena o Mestrado em Gerontologia Social Aplicada na Universidade Católica Portuguesa (Braga).
1 2 3 4 5 ... 29
Igreja Viva

Suplemento do Diário do Minho

A aposta da Arquidiocese na divulgação dos grandes temas religiosos da atualidade

Todas as quintas feiras
Director:Damião A. Gonçalves Pereira

Redacção

Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social (P. Tiago Freitas, P. Paulo Terroso, Ana Pinheiro, Filipa Correia e Flávia Barbosa).

Edições Anteriores
17 Mai 2018