Contributo paroquial

Entrega nos locais e formas habituais, ou por transferência bancária para o Iban da paróquia: PT50 0010 0000 2203 7000 0010 3

Boletim
V Domingo da Quaresma - Boletim Paroquial De 17 a 23 de março
APP Quaresma e Páscoa

Visite aqui a nossa APP da Quaresma e Páscoa

https://caminhada-quaresma-e-pascoa-20217.webnode.pt/

 

 

Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Gualtar (São Miguel)
Georgina Martins | 3 Abr 2020
Via Sacra 03-04-2020
PARTILHAR IMPRIMIR
 

VIA-SACRA


A reclusão é uma “via crucis”, via de cruz. Pode conduzir-nos no caminho da fé, abrir-nos ao horizonte da Páscoa.

As breves orações que acompanham esta via-sacra foram amadurecidas em grupos de meditação do Evangelho, compostos por pessoas detidas na prisão de Bolonha, para partilhar a Palavra, as alegrias e as dores, as angústias e as esperanças, avançando juntos pela estrada da liberdade. Pode encontrar o texto completo no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (https://www.snpcultura.org/via_sacra_meditada_e_percorrida_por_reclusos.html).

São catorze estações percorridas por Jesus inocente. Nenhum de nós pode dizer o mesmo. Ele percorre-as não como um herói que nos humilha na nossa culpa, mas como irmão que toma sobre si o nosso jugo de cruz, para que não sucumbamos.


Oração inicial

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

R/. Amen.

A Via Sacra é um exercício piedoso que nos convida a percorrer, meditando e agradecendo, o caminho de Jesus até ao monte Calvário onde concluiu a oferta da Sua vida, na sua totalidade, por amor infinito e inesgotável a cada um de nós. Tal Jesus como afirmou um dia, e o provou na Sua paixão, não há maior prova de amor do que dar a própria vida. Hoje, fazemos esta oração, não pelos caminhos da nossa paróquia, mas em nossa própria casa. Contudo, sentimo-nos ainda mais unidos, não só a todos aqueles que celebrariam connosco esta Via Sacra, mas sobretudo a todas as pessoas que, no momento actual, são o rosto mais visível de Cristo Sofredor, seja pela doença, ou pela ansiedade e incertezas do tempo presente.

 

1ª estação: Jesus é condenado à morte


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São João

Pilatos disse a Jesus: «Logo,Tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz». Pilatos replicou-Lhe: «Que é a verdade?»

Senhor, que humilhaste a prepotência e o orgulho dos teus perseguidores, protege os pobres, liberta os oprimidos, concede a todos os homens a alegria pascal.

Cristo inocente, sustenta os condenados e os perseguidos por causa da justiça e da fé.

Senhor Jesus, que aceitaste percorrer o caminho daqueles que não são inocentes, para seres em tudo e para todos “um de nós”, acolhe a oração de nós, pecadores.

 

2ª estação: Jesus carrega a cruz


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São João

Os sumos sacerdotes e os seus servidores gritaram: «Crucifica-O! Crucifica-O!» Disse-lhes Pilatos: «Levai-O vós e crucificai-O. Eu não descubro n’Ele nenhum crime». Os judeus replicaram-lhe: «Nós temos uma Lei e, segundo essa Lei, deve morrer, porque disse ser Filho de Deus». (…) Então, entregou-O para ser crucificado. E eles tomaram conta de Jesus. Jesus, levando a cruz às costas, saiu para o chamado Lugar da Caveira, que em hebraico se diz Gólgota. 


Senhor, manso e humilde de coração, torna suave o jugo e leve o peso de quem se encontra no caminho da tua própria cruz.

Cristo, Tu que viveste a nossa condição humana, sustenta os vacilantes, consola os aflitos, liberta os oprimidos.

Senhor, que hoje te adoramos carregado com uma cruz, faz com que amanhã e sempre carreguemos nós a cruz de outros, e não do nosso próximo.

 

3ª estação: Jesus cai pela primeira vez


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São Mateus

«Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve».


Senhor, manso cordeiro, perdoa os nossos pecados em pensamentos, palavras, atos e omissões.

Cristo, manso e humilde de coração, torna-nos dóceis no aceitar as nossas quedas, e dá-nos a coragem para nos levantarmos de novo.

Senhor, Tu que não queres a humilhação do pecador, mas que se converta e viva, reergue-nos quando caímos sob o peso do mal.

 

4ª estação: Jesus encontra a sua Mãe


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São João

Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena. Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.


Num diálogo imaginário, assim Jesus se dirige a Maria:

«Nos teus olhos, mãe queridíssima, leio todo o desespero que vives neste momento pela condenação e sacrifício ao qual fui entregue.

Educaste-me com amor, e agora os teus olhos estão impregnados de tristeza pelo destino que me espera. A tua dor é fecunda, e abre as portas da vida a quem, pelas estradas da vida, se perdeu e me procura»,

Senhor, Filho do Pai, não permitas que ninguém seja perdido dos irmãos que foram confiados.

Cristo, nascido da Virgem Maria, a nossa vida de filhos seja honra para os nossos pais e as nossas mães.

Senhor, Filho de Deus e Filho do Homem, dá-nos a fé para renascer para a vida de filhos.

 

5ª estação: Jesus é ajudado a carregar a cruz por Simão de Cirene


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São Lucas

Quando O iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus.


Senhor, queremos ser teus discípulos, para sermos capazes de levar a cruz todos os nosso dias; levá-la-emos com esperança, porque sabemos que Tu a levas connosco como Simão de Cirene a levou contigo, certos de que a meta não é o Calvário, mas a Páscoa da libertação.

Senhor, ajuda-nos a escutar a tua Palavra. Ela ajuda-nos a compreender e a ter fé, para que assim a esperança nunca morra.

Cristo, leva connosco o peso da cruz. O teu perdão resgate os nossos sofrimentos, para que não sejam em vão.

Senhor, fiel e misericordioso para connosco, concedei-nos que tenhamos misericórdia por nós mesmos, e aceitemos na fé a nossa cruz.

 

6ª estação: Verónica enxuga o rosto de Jesus


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Da Segunda Carta do Apóstolo São Paulo aos Coríntios 

O Deus que disse: «Das trevas brilhe a luz», foi quem brilhou nos nossos corações, para irradiar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na face de Cristo


Senhor, quantas vias-sacras temos ainda de percorrer para não ver mais rostos como o teu, transfigurados pelo ódio racial, pelo egoísmo, pela cobiça, pela sede de poder?

Senhor, cura os nossos olhos, para ver o sofrimento no rosto do irmão.

Cristo, dá-nos a coragem das mulheres, para romper o cortejo dos torturadores e os coros de quantos o aplaudem.

Senhor, liberta-nos da habituação que empalidece a tua imagem no rosto do irmão, e mostra-nos o teu rosto.


7ª estação: Jesus cai pela segunda vez


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Da Primeira Carta do Apóstolo São Pedro

Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado nem na sua boca se encontrou engano; ao ser insultado, não respondia com insultos; ao ser maltratado, não ameaçava, mas entregava-Se Àquele que julga com justiça; subindo ao madeiro, Ele levou os nossos pecados no seu corpo, para que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas chagas fostes curados.

Senhor Jesus, se Tu cais, é porque nós caímos. As nossas vidas parecem por vezes vias sem saída. Os preconceitos, o ressentimento, a desconfiança, endurecem os nossos corações e esmagam-nos por terra. Como Tu fizeste, também nós procuramos de cada vez reerguer-nos, até quando nos reerguermos para sempre, contigo, da queda da morte.

Senhor, faz com que não endureçamos os nossos corações diante do ódio, dos preconceitos e das injustiças, mas como Tu consigamos diariamente reerguermo-nos.

Cristo, faz com que possamos ter os olhos, o coração, os ouvidos sempre abertos para encontrar a sabedoria do teu Espírito que nos ajuda a não tropeçar.

Senhor, ensina-nos a reerguermo-nos quando erramos, e a não ser nunca pedras de tropeço para os nossos irmãos.

 

8ª estação: Jesus consola as mulheres de Jerusalém


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São Lucas

Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: «Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos; pois virão dias em que se dirá: “Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram”. Hão-de, então, dizer aos montes: “Caí sobre nós!” E às colinas: “Cobri-nos!” Porque, se tratam assim a madeira verde, o que não acontecerá à seca?».


Senhor Jesus, quando me encontro na tristeza e preciso de conforto, fica próximo de mim com a tua Palavra.

Cristo Jesus, faz que escutemos o teu convite a reconhecer as nossas responsabilidades nos males que afligem o mundo, encontrando a força de mudar para tornar melhor a nossa vida e a dos outros.

Senhor Jesus, dá a tua bem-aventurança a quantos consolam os aflitos.

 

9ª estação: Jesus cai pela terceira vez


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São Lucas

«Vós sois os que permaneceram sempre junto de Mim nas minhas provações, e Eu disponho do Reino a vosso favor, como meu Pai dispõe dele a meu favor, a fim de que comais e bebais à minha mesa, no meu Reino. (…). Simão, Simão, olha que Satanás pediu para vos joeirar como trigo. Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desapareça. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos».


Senhor Jesus, se fui pedra de tropeço para algum dos meus irmãos, perdoa o meu pecado e converte-me para que eu seja apoio do fraco.

Cristo Jesus, quando tudo parece desabar dentro de mim, mostra-me a tua compaixão e dá-me sustento.

Senhor Jesus, Tu conheces a exaustão da cruz, Tu conheces também o meu abismo, Tu conheces também os gestos e as palavras para me reergueres.

 

10ª estação: Jesus é despojado das vestes


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São João

Os soldados, depois (…) pegaram na roupa de Jesus e fizeram quatro partes, uma para cada soldado, excepto a túnica. A túnica, toda tecida de uma só peça de alto a baixo, não tinha costuras. Então, os soldados disseram uns aos outros: «Não a rasguemos; tiremo-la à sorte, para ver a quem tocará». Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Repartiram entre eles as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. E foi isto o que fizeram os soldados.


Senhor Jesus, dá-nos a humildade e liberta-nos da humilhação.

Cristo Jesus, despoja-nos de toda a forma de violência, física e moral, e reveste-nos da tua mansidão.

Senhor Jesus, reveste-nos de ti, para que nenhuma humilhação nos possa privar da nossa dignidade.

 



11ª estação: Jesus é pregado na cruz


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São João

Lá O crucificaram, e com Ele outros dois, um de cada lado, ficando Jesus no meio. Pilatos redigiu um letreiro e mandou pô-lo sobre a cruz. Dizia: «Jesus Nazareno, Rei dos Judeus». Este letreiro foi lido por muitos judeus, porque o lugar onde Jesus tinha sido crucificado era perto da cidade e o letreiro estava escrito em hebraico, em latim e em grego. Então, os sumos sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos: «Não escrevas “Rei dos Judeus”, mas sim: “Este homem afirmou: Eu sou Rei dos Judeus”». Pilatos respondeu: «O que escrevi, escrevi».


Senhor, que confiaste os teus crucificadores à misericórdia do Pai, nunca nos negues o teu perdão, e recorda-te da tua misericórdia.

Cristo, que perdoaste a pecadora que muito amou, torna-nos capazes de reparar com gestos de caridade o mal que fizemos.

Senhor, que ao ladrão arrependido concedeste a graça de entrar contigo no teu Reino, não nos abandones à tentação de desesperar do nosso pecado.

 

12ª estação: Jesus morre na cruz


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São João

Jesus, sabendo que tudo se consumara, para se cumprir totalmente a Escritura, disse: «Tenho sede!» Havia ali uma vasilha cheia de vinagre. Então, ensopando no vinagre uma esponja fixada num ramo de hissopo, chegaram-Lha à boca. Quando tomou o vinagre, Jesus disse: «Tudo está consumado». E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.


Senhor Jesus, Tu, que na cruz foste abandonado mas nunca abandonaste, conforta quantos se sentem na solidão e no abandono.

Cristo Jesus, ensina-nos a viver na oração e na comunhão com o Pai as nossas solidões, na certeza que nunca nos abandonas.

Senhor Jesus, que no momento da morte deste vida a uma nova família, confiando a tua mãe a João, ensina-nos a construir relações sempre novas.

 

13ª estação: Jesus é deposto da cruz


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São  João

Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e também ao outro que tinha sido crucificado juntamente com Ele. Mas, ao chegarem a Jesus, vendo que já estava morto, não Lhe quebraram as pernas. Porém, um dos soldados traspassou-Lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e água. Aquele que viu estas coisas é que dá testemunho delas e o seu testemunho é verdadeiro. E ele bem sabe que diz a verdade, para vós crerdes também. (…) Depois disto, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, mas secretamente por medo das autoridades judaicas, pediu a Pilatos que lhe deixasse levar o corpo de Jesus. E Pilatos permitiu-lho. Veio, pois, e retirou o corpo.


Senhor Jesus, que com o teu último hálito de vida disseste «tudo está cumprido», liberta-nos da tentação de nos crermos falhados.

Cristo Jesus, na tua morte a terra escureceu, e o véu do templo rasgou-se; rasga o véu das nossas trevas e faz resplandecer sobre nós a tua luz.

Senhor Jesus, que, deposto da cruz, conheceste a compaixão e a fé de quem permaneceu ao teu lado, envia ao nosso encontro, nas nossas depressões, uma mãe piedosa e um José de Arimateia extremoso.

 

14ª estação: O corpo de Jesus é deposto no sepulcro


V/. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.

R/. Que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.


Do Evangelho segundo São João

Tomaram então o corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com os perfumes, segundo o costume dos judeus. No sítio em que Ele tinha sido crucificado havia um jardim e, no jardim, um túmulo novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado. Como para os judeus era o dia da Preparação da Páscoa e o túmulo estava perto, foi ali que puseram Jesus.


Senhor Jesus, acolhe os nossos sofrimentos como partilha da tua paixão.

Cristo Jesus, conforta todos aqueles que experimentam a ferida de um luto, e ajuda-os a viver essa dor numa espera de fé na ressurreição.

Senhor Jesus, que deste a vida por nós, acolhe todos aqueles que dão a vida ao serviço dos irmãos.


Conclusão

Jesus, fez da sua cruz, elevada ao alto, o ponto de encontro de Deus com toda a humanidade; e, nos seus braços abertos, convida-nos a sentirmo-nos irmãos de todos! E, no Apóstolo João, deu-nos um dos seus bens mais preciosos: a Sua Mãe, Maria, a quem pediu fosse também nossa Mãe. Por isso, concluímos esta oração, rezando, primeiro a oração dos filhos de Deus, o Pai Nosso, que Jesus nos ensinou; e depois uma Avé-Maria.


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

R/. Para sempre seja louvado, e Sua mãe Maria Santíssima.


PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Gualtar (São Miguel)
Casa Paroquial
Morada

Rua da Igreja Nova, 4
4710-077 Braga

TEL

253144740

TLM

965098699

Cartório Paroquial

Terças e Quintas - das 16h - 18:00h

Sábado - Conforme boletim

Eucaristias

Domingos e Dias Santos

08.00 

11.00

 

Sábados

18.00

 

Vésperas de Feriais | Dias Santos

20.15

 

Terça-feira  a Sexta-feira A)

18.30

 

A) EXCEPTO: 

 25 JANEIRO A 02 DE FEVEREIRO (NOVENA S. BRÁS) 

 SEXTAS FEIRAS DA QUARESMA (VIA SACRA) 

 MÊS DE MAIO (RECITAÇÃO DO TERÇO) 

20 A 29 DE SETEMBRO (NOVENA DE S. MIGUEL)

 ÁS 20.15H

Confissões

1. Mensalmente, na semana da Primeira Sexta, antes da celebração da Eucaristia
2. Na Celebração Penitencial que a Catequese prepara, na etapa final de cada trimestre (Cfr. Boletim / Agenda)
3. Em qualquer momento, combinando com o pároco

 

Visitas aos Doentes

1. Mensalmente, na semana em que ocorre a Primeira Sexta, o pároco visita os doentes e pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, que assim o solicitarem
2. A qualquer momento, a mesma visita pode ser agendada com o pároco
3. Os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram, semanalmente, aos domingos ou outro dia mais conveniente, a Sagrada Comunhão aos doentes e todos quantos estejam impossibilitados de se deslocar à Igreja. Para tal, devem informar o pároco.