Desejo subscrever a newsletter de Escola de Música Litúrgica São Frutuoso
Hermenegildo José das Neves Faria | 11 Jun 2019
Coro de Câmara São Frutuoso

CORO DE CÂMARA SÃO FRUTUOSO

A tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da Liturgia solene (SC 112)

O Coro de Câmara São Frutuoso nasce e desenvolve-se partindo desta constatação interpeladora do Concílio Vaticano II. Constituído por músicos com grande experiência em música litúrgica e sacra que se reuniram para promover e desenvolver a música litúrgica e sacra na Arquidiocese de Braga, o Coro de Câmara São Frutuoso propõe-se reavivar o riquíssimo legado que as gerações passadas nos deixaram e divulgar novas produções, animados pelo desafio que o Papa São João Paulo II deixou aos artistas na sua carta a eles escrita em 1999: “Que a vossa arte possa conduzir todos àquele Oceano infinito de beleza, onde o assombro se converte em admiração, inebriamento, alegria inexprimível (Carta aos artistas 16).

O Coro de Câmara São Frutuoso trabalha em estreita colaboração com o Departamento Arquidiocesano para a Celebração da Fé e articula a sua ação com a Comissão Arquidiocesana para a Música Sacra, a Escola de Música Litúrgica São Frutuoso e a Revista de Música Litúrgica SALICUS. Pretende-se que ele seja, não só um instrumento da pastoral litúrgica na Arquidiocese de Braga, mas também uma voz eclesial no mundo das artes musicais.

A direção artística está a cargo de André Carvalho e tem como organista Daniel Ribeiro. Atualmente é composto por 16 elementos.

Sopranos Contraltos Tenores Baixos
Andreia Pinheiro Ana Gomes Ricardo Araújo João Vilas Boas
Beatriz Miranda Clara Ribeiro Pedro Gomes José Carlos Miranda
Daniela Baptista Lurdes Santos Rúben Cruz Manuel Costa
Catarina Rajão Margarida Rajão Rúben Fernandes Paulo Gouveia

Escola de Música Litúrgica São Frutuoso

Avenida de São Frutuoso

TLM

Departamento Arquidiocesano para a Música Sacra

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui