DACS | 9 Set 2014
Doutrina Social da Igreja deve estar na praça pública
No XXIX Encontro da Pastoral Social, D. Jorge Ortiga defendeu a ideia de que a missão da Igreja tem de se vincular a um compromisso social para que assim possa atingir a plenitude.

Hoje no XXIX Encontro da Pastoral Social, D. Jorge Ortiga defendeu que a missão da Igreja permanece incompleta na ausência de um compromisso social.
Inspirando-se na exortação apostólica do Papa Francisco – A alegria do Evangelho –, o arcebispo de Braga referiu que a missão da Igreja não se esgota na oração e, por conseguinte, deve encontrar modalidades concretas de «transformação das realidades terrestres e de promoção inclusiva da dignidade humana».
Na sua opinião, um Evangelho que se resigne às boas intenções ou permaneça invisível perde, logo à partida, toda a sua força. A Igreja deve, por isso, em parceria com outras instituições e personalidades, intervir na família, na cultura, na economia, na política e noutras realidades humanas a necessitarem de novos paradigmas.

Para ter acesso ao discurso de D. Jorge Ortiga na íntegra, clique aqui: 2014.09.09_conferencia_social.pdf