Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
24 Out 2016
Dr. Manuel Faria: mestre e maestro
Texto em homenagem ao P. Manuel Faria.

Dr. Manuel Faria: mestre e maestro

Quando confrontados com grandes personalidades, não nos é fácil comentar as suas qualidades humanas e intelectuais com brevidade de palavras. O Cónego Manuel Faria obriga-nos, por isso, a escolher alguns pormenores e a colocar de lado outras perspectivas igualmente significativas.

Gostaria de o recordar como um mestre de muitas pessoas. Dotado de inteligência invulgar, sabia criar empatia para transmitir conhecimentos e desejo de ir mais além. Era notável no campo da educação musical. Motivava e fazia com que todos os alunos gostassem das matérias ensinadas. Mesmo os mais desprovidos de sensibilidade musical nos seminários conseguiam atingir os mínimos para um exercício do ministério sacerdotal. Com ele crescia-se nos conhecimentos pessoais e, juntamente com os outros, conseguia dar-se corpo a um orfeão com qualidade em todas as actuações, litúrgicas ou não. A música podia ser fácil ou difícil mas os resultados eram sempre idênticos. A sua paixão a todos contagiava até se atingir uma qualidade de excelência. Não era raro ouvir pessoas a afirmarem que iam à Sé Catedral, na Semana Santa, para ouvir o orfeão do Seminário. Com frequência, essas mesmas músicas chegavam a todo o país via rádio. Era, na verdade, um pedagogo invulgar que se entusiasmava e entusiasmava.

Pode ler o texto na íntegra, descarregando o pdf abaixo.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social