11 Fev 2015
Presença do coração
O Arcebispo de Braga sublinhou, durante a homilia no XXIII Dia Mundial do Doente, que a “sabedoria do coração” é o critério pastoral adequado à Pastoral da Saúde e ao mundo da fragilidade.

D. Jorge Ortiga presidiu hoje, no Santuário de S. Bento da Porta Aberta, à eucaristia no dia em que se assinala o XXIII Dia Mundial do Doente.

Durante a homilia, o Arcebispo Primaz apontou a “sabedoria do coração” como o critério pastoral adequado à Pastoral da Saúde e ao mundo da fragilidade. “É a sabedoria do coração que faz compreender, para quem sofre, o complexo mundo da doença e, para quem trabalha com os doentes, as razões para não se cansar nem se limitar a rotinas constrangedoras”, afirmou o prelado.

Na opinião de D. Jorge Ortiga, o critério da “sabedoria do coração” materializa-se em dois caminhos. Em primeiro lugar, numa atenção esmerada a quem vive momentos de particular sofrimento e, em segundo lugar, em estratégias que ajudem a minimizar as dificuldades ou carências dos doentes.

Neste sentido, o Arcebispo Primaz afirmou que este é o tempo do voluntariado cristão. “As comunidades paroquiais ou interparoquiais ganhe forma algum tipo de grupo sócio-caritativo com a finalidade exclusiva de ser presença efectiva junto de quem necessita de bens materiais, mas também de solicitude fraterna na doença”.

Este celebração foi também o momento escolhido pelo Sr. Arcebispo para anunciar a Bênção do Santo Padre nos 400 anos da fundação do Santuário e a Indulgência Plenária concedida também pelo Papa Francisco.

Documentos para Download