Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
4 Jun 2017
Contemplar Maria para um viver diferente
Homilia na peregrinação ao Sameiro
  © Avelino Lima

Aqui olhamos para nossa Senhora, a Imaculada desde a sua concepção. Reconhecemos que esta doutrina foi definida num período conturbadíssimo da História e da Igreja. Eram tempos adversos, e até de perseguição ideológica, que se manifestaram em diversos factos que, ainda hoje, nos impressionam. Vivíamos a passagem para a era moderna e muitos queriam destruir os laços que permitiam uma presença efectiva da fé no quotidiano das sociedades. Parecia que a evolução histórica exigia a destruição da Igreja. É neste contexto que o Papa ousa proclamar o dogma da Imaculada Conceição. Foi um acto de fé que permitiu aos crentes aproximarem-se ainda mais de Maria e, com Maria e como Maria, acreditarem em Cristo e na Igreja.

Terminaremos esta peregrinação não só com a nossa devoção pessoal mas acolhendo a voz de Cristo a repetir, como sempre o fez ao longo da história da Igreja, “assim com o meu Pai me enviou também eu vos envio a vós”. Não queremos um cristianismo egoísta! A nossa marca passa por percorrer os caminhos da Humanidade e deixar as sementes da Palavra, colocadas na história concreta da sociedade e das pessoas.

Rogo à Senhora do Sameiro, nesta Peregrinação Arquidiocesana, que faça com que os nossos cristãos se deixem possuir pelo Espírito e que, deixando-se guiar por ele, sejam homens e mulheres firmes na fé, persistentes na esperança, solícitos na caridade, sinceros na humildade, corajosos no sofrimento, serenos na adversidade, solidários na prosperidade, alegres na pobreza e promotores da paz. É bela a coroa de N. Senhora. Nela gostaria de colocar novo pérolas que resplandeçam na vida dos católicos da Arquidiocese de Braga. O Espírito Santo, na riqueza dos seus dons, concedidos para o bem comum, nos envie por todos os caminhos, conscientes de diariamente dar maior brilho a essas pérolas e das colocar também no nosso cartão de identidade cristã. Não esqueçamos e trabalhemos a fé, esperança, caridade, humildade, coragem, serenidade, pobreza, solidariedade, promoção das causas nobres. Com isto Maria estará na nossa vida e nós daremos Maria ao mundo para onde somos enviados.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social