5 Fev 2017
Universidade Católica, formação em movimento
Homilia no Dia da Universidade Católica

A Igreja em Portugal celebra, neste Domingo, o Dia da Universidade Católica. Esta celebração representa o ponto de partida para uma reflexão, de todos os cristãos e comunidades, sobre a importância desta instituição de ensino. Somos convidados a colaborar com a nossa generosidade para que, nestes momentos conturbados da sociedade portuguesa, ela possa atingir os seus objectivos. De um modo ou de outro, todos recebemos muito da Universidade Católica. Na verdade, graças à formação e à investigação que promove, ela prossegue uma missão com notórias vantagens para a Igreja e para toda a sociedade.

Hoje é um dia de opções. Em primeiro lugar, para todos os funcionários, professores e colaboradores da Universidade. A vossa entrega, paixão e dedicação são elementos determinantes para o sucesso da instituição. Sem a vossa alma, a Universidade seria apenas um edifício frio e morto. Em segundo lugar, para todos os cristãos. O actual contexto cultural e social exige respostas sólidas para as razões da nossa fé. Assim, pede-se aos cristãos, de acordo com as suas possibilidades, que frequentem a Universidade Católica, que cresçam em sabedoria e se preparem adequadamente para servir o Reino de Deus.

Ajuda-nos a interiorizar esta ligação entre a Igreja Arquidiocesana e a Universidade Católica o Evangelho que acabámos de ouvir. A Igreja está presente no mundo com um estatuto próprio. Ela, e nela os cristãos, é sal que dá sabor à vida e luz que ilumina as nações.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra