24 Jun 2016
Festa de S. João Baptista
Homilia na festa de S. João Baptista, no recinto da Capela de S.João da Ponte.
  © Avelino Lima

Celebramos 400 anos de existência desta Capela de S. João. Fazemos história de um lugar icónico da cidade de Braga. Não olhemos, somente, para as marcas do passado a registar como imóvel patrimonial de valor significativo. Estes espaços têm outra relevância. Existem por causa da fé que moveu os cristãos a construírem e a manterem a sua actualidade pela fé que aqui vivemos e por tudo quanto nos pode ajudar a levar para a vida o estilo do Santo que aqui veneramos. As pedras falam mas as palavras e atitudes de S. João Baptista devem ouvir-se com maior incidência na vida daqueles que gostam desta Capela e dos espaços envolventes. As duas coisas adornam a figura de um personagem que realizou uma missão muito concreta como percursor de Jesus Cristo. Ouçamos, por isso, S. João!

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

(para consultar a homilia completa, descarregue o ficheiro abaixo)
Documentos para Download