17 Fev 2017
A caminho da Nova Ágora
Discurso na conferência inaugural da Nova Ágora

A Arquidiocese de Braga quer suscitar, uma vez mais, com o ciclo de conferências “Nova Ágora”, uma reflexão abrangente e participativa. Reconhecemos sobretudo um deficit na análise de algumas questões vitais da nossa cultura contemporânea. Esta carência, nem sempre óbvia, tem sido motivo de uma abstracção colectiva e de uma apatia sufocante. Faltam-nos espaços de diálogo e de reflexão crítica. Sem pensamento activo e proactivo, o futuro da nossa sociedade será marcado pela confusão e desorientação.

Esta é, sem dúvida, a originalidade da Nova Ágora: um espaço de diálogo aberto, franco, provocador, onde os saberes são múltiplos e nem sempre convergentes. Aceitamos e desejamos olhares diferentes sobre os assuntos que a sociedade nos coloca. O nosso ponto de convergência é, antes de mais, a disponibilidade para o diálogo. Se conseguirmos ao longo desta noite, e das próximas três sessões em Março, promover uma cultura do encontro, estou certo que daremos um belo testemunho à sociedade e seremos uma acendalha de esperança onde outros querem construir muros de inimizade.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF do discurso na íntegra.

Documentos para Download