Livros

As intervenções eclesiais e escritos de D. Jorge Ortiga, que assumiu as funções de Arcebispo em 1999, foram inicialmente publicados na revista Acção Católica. Posteriormente surgiu a ideia de os compilar em livro, tendo os dois primeiros volumes já sido publicados, num trabalho que contou com a coordenação do professor José da Silva Lima, da Universidade Católica.

Neste conjunto de intervenções, o Arcebispo Primaz afirma procurar “voltar novamente às orientações do Sínodo Arquidiocesano”, realizado ainda no tempo de D. Eurico Dias Nogueira, sendo que os livros “não procuram transmitir posições pessoais, mas decisões colectivas que ajudem a Igreja e os cristãos a reflectir e a caminhar juntos”. Os vários escritos e reflexões são abordados não com preocupações académicas, críticas ou analíticas, mas como resultado de uma linguagem falada numa linha de intervenção pastoral, onde quem quiser pode colher orientações sobre os mais diversos temas da vida eclesial.

A primeira edição, publicada em Março de 2014, tem como lema “Rumo à Unidade – Avalia” e analisa a realidade nas suas várias perspectivas. O segundo volume, “Rumo à Unidade – Anuncia”, lançado em Dezembro do mesmo ano, tem em consideração o anúncio da doutrina. O terceiro volume, Rumo à Unidade - Executa”, lançado em Março de 2016, espelha as grandes linhas de acção pastoral executadas na Arquidiocese de Braga.

A Voz da Catedra(l) – Rumo à Unidade – Avalia – 1

A Voz da Catedra(l) – Rumo à Unidade – Anuncia – 2