Atendimento Paroquial

Reunião e Noivos

27 de Outubro de 2018, 20h30

Programa Pastoral 2019+2020
“Levantar-se e semear esperança”

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Cerzedelo (Santa Cristina)
8 Jan 2016
Movimentos de Pastoral Paroquial

A Paróquia não vive só de festas e monumentos. Tem uma vida, de menor envergadura/visibilidade, que, por ser diária, merece tanta ou maior importância, tempo e dedicação, do que todas as festas e monumentos juntos.

Catequese

Anualmente temos entre 300-350 crianças que frequentam a catequese do 1º ao 10º ano. Com elas trabalham cerca de 25 Catequistas. Desde o ano passado, 2015, e graças ao esforço de paroquianos e amigos de Cerzedelo, que fazemos a Catequese no renovado Salão Paroquial. Melhoramos, as condições materiais, que desde há muito mereciam, catequistas e catequizandos, para a missão que tão generosamente desempenham, criando, para já, criar 4 salas para a Catequese.

A Catequese faz formações internas, com frequência e, uma vez por trimestre, com formadores externos, dos mais variados âmbitos. Uma vez por trimestre há, também, reunião de pais. A celebração com a Catequese faz-se uma vez por mês.

Escola Bíblica, Ano 20

Tem uma média de 20/25 elementos por sessão e tem por base de ensino a aprendizagem bíblica. Acompanham, os tempos do ano litúrgico, os temas anuais que nos são dados para reflexão; os documentos da Igreja (Papa, Conferência Episcopal Portuguesa, etc..).

05/10: Abertura/Celebração, preside padre Marques
12/10: O Ano Santo da Misericórdia, Painel com base na Bula “O Rosto da Misericórdia”: Padre Marques, Padre Antunes e profª Alzira
19/10: A Palavra de Deus no Plano Pastoral da Arquidiocese de Braga, Padre Luís Miguel
26/10: A Palavra de Deus no Plano Pastoral da Arquidiocese de Braga, Padre Luís Miguel
09/11: Lucas, o “Evangelho da Misericórdia”, Conceição Silva
16/11: O Deus-Pai da misericórdia e de toda a consolação, Conceição Silva
15/02: Jesus Cristo o rosto misericordioso de Deus Pai, Alzira Fernandes
22/02: A misericórdia na vida e na história da Igreja, Alzira Fernandes
07/03: Parábola do bom samaritano (hoje), Padre Joaquim, SVD
14/03: Parábola do homem rico e do pobre Lázaro, Padre Joaquim, SVD
11/04: Parábola do fariseu e do cobrador de impostos, Conceição Silva
18/04: Celebração e convívio final
HORÁRIO - LOCAL: das 20h30 às 21h30, na sala anexa da igreja paroquial

CNE

É o Agrupamento 84. Foi fundado em 24 de Agosto de 1952, e tem uma média de 80 efetivos.

Aém da participação nas atividades paroquiais prórpias e ordinárias: formação (crianças, pais e dirigentes), promovem a Ceia de Natal, passeiod afamília Escutista. Durante o ano têm, ainda, ua participaçã integrada no Program de Atividades do Núcleo de Guimarães.

Grupos Corais

Em todas as Eucaristias e restante liturgia temos animação musical.

As Eucaristias, ao domingo, celebram-se às 08h00 e 11h00. Na Eucaristia das 08h00 canta um pequeno grupo de pessoas “maduras”, pois este horário não cativa muita juventude. A das 11h00, é animada musicalmente pelo Coral Litúrgico, assim chamado, para o distinguir do Coral Juvenil, que sendo também litúrgico, anima a celebração vespertina de sábado que celebramos às 19h30.

Paróquia de Cerzedelo (Santa Cristina)
Casa Paroquial

Largo do Mosteiro, 9