Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | 13 Abr 2017
“Só a sua presença aqui já faz a diferença”
Gabriela Poças, voluntária missionária na Diocese de Bafatá, Guiné-Bissau
  © Gabriela Poças | Guiné-Bissau

Com 10 dias de Missão em Gabu, Guiné-Bissau, ainda é cedo para balanço mas já será o suficiente para algumas conclusões.

Na verdade, esta Missão já começou no meu coração desde julho de 2016, com um desafio do Pe. Jorge Vilaça. Nunca antes tinha sequer pensado em fazer Missão ad gentes; sempre acreditei que a minha missão era com cada doente no Centro de Saúde e também com os meus colegas e os profissionais de saúde com quem trabalho. Mas o Espírito foi trabalhando no meu coração e em dezembro, depois de 4 dias de Exercícios Espirituais de discernimento, meti “mãos à obra”: pedi uma licença sem vencimento durante 2 meses e iniciei a formação.

A formação do CMAB foi absolutamente essencial para “purificar” os objetivos, as expectativas e para antecipar algumas dificuldades comuns a todas as missões. Foi também muito importante ouvir testemunhos, partilhar dúvidas e criar um grupo.

Foi vontade de Deus que não fosse possível este ano integrar a Missão Salama! e me levasse até Gabu.

Não teriam passado sequer 2h desde que tinha aterrado na Guiné-Bissau quando se deu um acontecimento trágico: a caminho de Bafatá, estão 2 homens deitados no asfalto. Como não há iluminação pública, e as estradas têm retas muito compridas só à medida que nos íamos aproximando é que os faróis foram iluminando e nos demos conta que teriam sido vítimas de atropelamento. Eu ia com o motorista guineense, uma leiga e uma enfermeira brasileiras. Saímos da pick-up e depressa nos apercebemos que um dos homens já estava morto; o outro contorcia-se com dores. Enquanto fomos à minha mala buscar luvas e uma lanterna para o examinar, tinha desaparecido da estrada e caído para a berma. Depois de o encontrarmos, detetámos um pulso fraco mas ainda com vida, pelo que decidimos transportá-lo ao hospital mais próximo. Infelizmente, já chegou ao hospital também sem vida… Acordámos médicos e enfermeiros “para nada”!... Não consegui tecer qualquer comentário ou desabafo até ao dia seguinte; custou-me a adormecer e dormi muito mal…

No dia seguinte participei na Missa dominical na Catedral de Bafatá onde fui apresentada pelo Bispo D. Pedro Zilli à comunidade como médica. Mas o que é que eu estava ali a fazer? Se eu tinha vindo como médica e não conseguira ter salvado nenhuma daquelas vidas, para que é que o Senhor me tinha enviado? Antes do almoço fui enviar umas mensagens para a minha família e foi então que as lágrimas vieram, que as perguntas saíram, que a revolta conseguiu ser verbalizada.

O dia seguinte foi de oração: muitas perguntas, mas também de pacificação e de definição do objetivo da Missão. A minha Missão aqui não é salvar vidas, nem curar doenças; estou aqui para dar testemunho do Evangelho e foi o que fiz naquele acidente: os que nos viram parados, a polícia, os profissionais do hospital viram que não passámos ao lado, não voltámos a cara, cuidámos das pessoas, que através de nós Deus pode dizer: “Amo-te sem condições”!

Apesar de ter sido alertada em várias formações e saber na minha cabeça que esta Missão seria mais importante para mim do que para as pessoas de cá, só depois de estar cá senti isso e soube no meu coração.

Nesta Missão, como na minha vida, terei de passar por situações de morte interior e exterior, mas como cristã sei que o meu destino é Pascal!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 13 de abril de 2017.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões