Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
A mãe do Janeiro
Pe. Jorge Vilaça, Comunidade Salama! Cooperação Missionária Braga-Pemba
  © Pe. Jorge Vilaça | Ocua, Pemba, Moçambique

1. Quase todas as aldeias têm um Janeiro. O mês de Janeiro, sim, mas também uma pessoa como o “nosso” Janeiro. Explico: na minha actual aldeia vive um jovem chamado Janeiro. É a alegria em pessoa. A vida dele acontece no cirandar diário de um lado para o outro, descalço, segurando as calças com as mãos, balbuciando umas palavras, sempre sorridente. Não suporta chinelos ou sapatos que lhe acomodem os pés, mas nem por isso anda rente ao chão: saltita, cambaleia, conforme caminha. Não teme o chão que pisa. Sempre expressivo (“bom dia!”; “camisa!”; “bonito!”), usa uma linguagem muito própria da qual se decifram algumas palavras em português, outras em macua, outras em “janeirês”. Rapidamente o Janeiro impõe a sua presença. Aliás, faz questão de ser o centro: umas vezes pelo sorriso rasgado, outras pelas palavras atabalhoadas, outras pela exuberância dos movimentos. Conhecido de toda a gente, estimado por uns, achincalhado por outros... é o Janeiro da aldeia.

2. O Janeiro tem, desde nascença, uma deficiência mental. Atenção: tem, digo eu, uma deficiência. Não é um “tolinho”, mesmo que às vezes – infelizmente – o provoquem a fazer essa figura e ele a vista perfeitamente para alegria da populaça. O Janeiro, ao seu ritmo, entende as coisas, distingue o bem e o mal, sente, aprende... Sabe distinguir no nosso rosto quando estamos a chamar a atenção para não fazer de “tolinho”; sabe vir de “mansinho” como quem pede perdão depois da asneira; sabe dobrar uma toalha com perfeição; sabe quais são as meninas mais bonitas... É fácil ser-se conquistado pelo Janeiro. É ainda mais fácil desprezar-se o Janeiro. Aqui na minha aldeia. Talvez só aqui...

3. Quem é a família do Janeiro? Três irmãos, mais novos, todos com diversas deficiências graves congénitas e a mãe, magra e envelhecida pela dureza da vida. O pai, faleceu. Onde mora esta família: numa casa de barro, coberta de palha. O que comem? Diz a mãe do Janeiro: “Comemos matranca – farinha de mandioca – uma vez por dia. Às vezes arranjo ervilhas na minha machamba – horta”. O que vestem? Deixo à imaginação... Higiene? Imaginem... Onde dormem? Imaginem... Escola? Imaginem... Os rendimentos desta família? Uma horta de mandioca e ervilha.

4. A mãe do Janeiro não é somente o inexistente prémio nobel da gestão familiar. Ela não existe. Para ninguém. Ou melhor, existe para os seus filhos. Só para eles. Estes dias veio “namorar” uma porta velha e partida que temos no quintal (a casa dela ainda não tem porta de entrada). Senti-me envergonhado. Quando há tempos estivemos a tentar conversar, não me pediu rigorosamente nada. Perguntou-me só: “se os meus filhos morrerem, vão ter funeral cristão?”.

5. Estamos em Janeiro, mais ou menos em todo o mundo. E há tantos Janeiros e mães do Janeiro. Mas só em Dezembro voltaremos a lembrar-nos deles. O Janeiro é bonito em Dezembro. Portanto, temos onze meses para nos preocuparmos com “coisas”. Ó mãe do Janeiro, não ouso guardar o teu nome. Perdoa-me, mas não poderia dormir descansado. Nunca.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 19 de janeiro de 2017.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui