Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Braga| 12 Jan 2017
Infância e Adolescência Missionária
Irmã Maria José (Teresiana)
  © Ir. Maria José | Moçambique

Uma Obra Missionária Pontifícia que abriu os seus horizontes para o mundo inteiro. Hoje, em todos os cantos do mundo, existe este trabalho missionário realizado pelas crianças. Tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, “desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização”. O seu lema é "Crianças ajudam e evangelizam crianças".

Sendo um movimento missionário, educa as crianças no crescimento da fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal. Pelo compromisso do batismo, vivem no concreto a experiência da partilha, da entreajuda da fé e dos seus bens com todas as crianças do mundo.

Contemplar a beleza de um trabalho missionário é algo ainda mais encantador quando o ato de caridade é realizado por crianças e adolescentes. Com rapidez, as crianças aprendem e surpreendem pela capacidade de realizar de forma simples tarefas, muitas vezes complexas. No mês missionário que é também das crianças, é importante destacar o trabalho da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A partir do lema: "Crianças evangelizam crianças", elas no final das aulas, nos fins-de-semana correm e percorrem algumas distâncias para se juntarem nas paróquias, comunidades para realizarem as suas atividades e ensaios para uma vivência mais profunda desse mês.

Na vida quotidiana têm os momentos de oração e de organização de atividades concretas, quinzenais e mensais, tendo alguns momentos fortes durante o ano.

Em Moçambique - Diocese de Lichinga, pude muitas vezes observar o empenho e o zelo que estas crianças tinham em participar nas atividades, momentos de oração, animação litúrgica, ajuda aos mais necessitados, assim como momentos lúdicos.

O espírito missionário universal faz com que a criança e o adolescente alcancem um fervor missionário e sintam a necessidade de pensar no outro, independentemente da religião.

O fundamental na IAM é fazer a criança ver o mundo com um olhar amigo, identificando no próximo um irmão, para criar um mundo mais fraterno.

Este serviço e partilha das crianças e adolescentes é algo contagiante que nos deixa fortes e nos dá muita esperança no dia-a-dia. Que bom seria se todas as paróquias e comunidades abraçassem este serviço, onde as crianças são protagonistas da missão!

As crianças e adolescentes veem as coisas com um olhar que os adultos muitas vezes esquecem como é ou não querem mesmo ver.

A missão das crianças e adolescentes é um caso de amor.

Assim, com a finalidade de trabalharmos esta Obra Missionária Pontifícia na Arquidiocese de Braga, o Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) irá realizar um encontro para catequistas e animadores de todas as paróquias sobre a Infância Missionária. Este evento realizar-se-á nos Serviços Centrais da Diocese, no dia 25 de Fevereiro, das 9h30 e as 17h00 e será orientado pelo Pe. Mário Duenez Munoz, animador nacional da Infância Missionária.

Contamos com a vossa presença!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 12 de janeiro de 2017.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões