Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Braga| 15 Set 2016
Salama Braga!
Davide Duarte, Margarida Carvalho e Jorge Vilaça Comunidade Salama! Cooperação Missionária Braga-Pemba
  © Salama! | Pemba

Salama!1 Somos a Margarida, o Davide e o Jorge e fomos enviados, em julho passado, como equipa missionária da Arquidiocese de Braga para a Diocese de Pemba, Moçambique. Chegamos a Pemba no dia 01 de agosto e cá permaneceremos por 1 ano na missão de S. Cecília de Ocua.

Ao longo destas primeiras semanas de partilha de experiências imediatamente nos chama à atenção a fé das comunidades que temos encontrado.

A jovem Diocese de Pemba, com apenas 60 anos de existência, tem um território equivalente a Portugal continental; é 29 vezes maior que a Arquidiocese de Braga, tendo o dobro dos habitantes. Por outro lado, quanto à fé, a maioria é muçulmana, sendo o número de católicos 3 vezes inferior ao de Braga.

Perante este contraste, a assistência pastoral da Diocese de Pemba torna-se difícil de gerir (sobretudo pelas distâncias geográficas), sendo esta carência minimizada pela presença de missionários, consagrados e leigos. De facto, Pemba tem somente 26 padres (diocesanos e missionários), em comparação com os cerca de 400 existentes em Braga. É por isso uma igreja essencialmente confiada aos leigos.

Entre estes leigos está o Sr. Gabriel e sua esposa D. Delfina, atualmente coordenadores da Missão de Ocua que abrange 91 comunidades (paróquias), numa distância de 100km. Estes, em coordenação com os animadores das comunidades e catequistas, são responsáveis por manter acesa a chama da fé. O Sr. Gabriel e a D. Delfina têm ainda de percorrer, com frequência, dezenas quilómetros de caminhos para formações e reuniões diocesanas. O que move o este casal nesta sua entrega? De que é alimentada a fé destes cristãos? A sua fé justifica esta entrega e dedicação, assim como também a destes cristãos que tudo teriam para que esta se apagasse. Cada domingo, em todas as 91 comunidades de Ocua, na ausência de padre, reúnem-se os cristãos para celebrar a Palavra e comungar a Eucaristia.

É também da mesma fé que se alimentam os cristãos da comunidade de Minhouene, paróquia de Meza, com a qual celebramos nestes dias os 70 anos de fundação. Situada a 160km da capital, percorrendo 20km em terra batida, com condições de acesso extremamente difíceis, durante muitos anos sofreram as consequências, primeiro, da guerra e da perseguição e, depois, da falta de possibilidade de assistência de consagrados. Jesus Cristo ali permaneceu na comunidade cristã. Às vezes, imaginando a realidade de Braga nos perguntamos: uma comunidade cristã resistiria à ausência de sacerdote?

Devido ao extenso território da Diocese de Pemba e à carência de sacerdotes, as visitas pastorais às aldeias são feitas muito esporadicamente, tendo os cristãos por vezes de esperar durante alguns anos para receber sacramentos, como o Batismo. Recentemente, um sacerdote desta Diocese, por motivos de saúde, necessitou de adiar na mesma semana a visita pastoral numa das suas aldeias mais remotas na qual incluía a realização de 17 casamentos e 60 batismos. E se fosse nas nossas paróquias? Esperaríamos pacientemente?

Como estes exemplos, muitos outros semelhantes poderíamos contar. Estes são testemunhos de fé em Jesus Cristo e como Este toca o coração deste povo. No contexto de um país em vias de desenvolvimento acreditamos que é esta fé incondicional que lhes mantém a esperança de dias melhores.

Assim nos despedimos, por agora. E, como desde sempre se disse em Moçambique, “estamos juntos”!

Salama é a saudação habitual entre os povos do norte de Moçambique. É também o nome atribuído ao projeto de cooperação missionária entre a Arquidiocese de Braga e a Diocese de Pemba.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 15 de setembro de 2016.

Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui