Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Braga| 12 Out 2023
Contextualização do Salama! Cooperação Missionária Braga Pemba
  © Salama! | Braga

A cooperação missionária entre a Diocese de Braga e a Diocese de Pemba, em Moçambique, tem a sua origem histórica no ano de 2003 quando dois sacerdotes foram enviados pela Arquidiocese de Braga – através de um acordo com a Sociedade Missionária da Boa Nova – para a Diocese de Pemba por um período de 2 anos. Durante o tempo de permanência destes dois sacerdotes, o Arcebispo de Braga fez questão de visitar a Diocese de Pemba tendo-se encontrado com o então Bispo de Pemba, D. Ernesto Maguengue e visitado algumas das suas comunidades.

No lançamento oficial do Outubro Missionário do ano de 2012, o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, manifestou publicamente o seu sonho de irmanar missionariamente uma paróquia extraterritorial. Nesse sentido, o CMAB lançou um grupo de trabalho dedicado exclusivamente a esta cooperação missionária. Depois de algum tempo de reflexão, o assunto foi exposto no Conselho Pastoral Arquidiocesano e no Conselho Presbiteral tendo obtido pareceres absolutamente unânimes.

Em setembro de 2013, D. Luiz Fernando Lisboa, atual Bispo de Pemba, deslocou-se a Braga no sentido de se encontrar com o D. Jorge Ortiga. Findo o encontro ficou lançada a hipótese de um estreitar dos laços entre ambas as Dioceses. Nessa linha, e como sinal desse compromisso e de “aprofundamento de laços de comunhão”, a Arquidiocese de Braga assegurou parte do contributo penitencial de 2014 para um projeto da Diocese de Pemba. Estavam assim lançados os primeiros passos na cooperação missionária entre estas dioceses.

Em outubro de 2014, aquando da visita do D. Luiz Fernando Lisboa à Diocese de Braga, foi assinado o Acordo de cooperação missionária entre as dioceses de Braga e Pemba, pelos bispos das duas dioceses, ficando assim firmada esta cooperação.

Em março de 2015, o CMAB realizou uma missão de diagnóstico à Diocese de Pemba, que está na base desta proposta de projeto que aqui se apresenta. Visitou várias missões e também algumas organizações da sociedade civil, a fim de efetuar uma radiografia socio-religiosa da realidade desta Diocese.

Em julho de 2016, a Arquidiocese de Braga envia a primeira equipa missionária para a Diocese de Pemba, assumindo aí a Paróquia de Santa Cecília de Ocua.

Em julho de 2017, a Arquidiocese de Braga envia a segunda equipa missionária.

Em outubro de 2017, o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga visita a Paróquia de Santa Cecília de Ocua.

Em julho de 2018, a Arquidiocese de Braga envia a terceira equipa missionária.

Em julho de 2019, a Arquidiocese de Braga envia a quarta equipa missionária.

Em julho de 2020, a Arquidiocese de Braga envia a quinta equipa missionária.

Com a nomeação do Bispo D. Luiz Fernando Lisboa para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Brasil, D. António Juliasse Sandramo foi nomeado, em 11 de fevereiro de 2021, como administrador apostólico da Diocese de Pemba.

Em 03 de dezembro de 2021, D. José Cordeiro foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo de Braga. Desde a sua tomada de posse, a 13 de fevereiro de 2022, que D. José afirmou que gostaria de visitar a, carinhosamente chamada, paróquia 552 da Arquidiocese de Braga, a paróquia extraterritorial de Santa Cecília de Ocua.

Em janeiro de 2022, a Arquidiocese de Braga envia a sexta equipa missionária.

Em 08 de março de 2022, D. Juliasse foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo de Pemba.

Em setembro de 2022, D. Juliasse visita Braga, havendo assim um primeiro contacto presencial entre os bispos recém-ordenados das duas dioceses.

Em dezembro de 2022, D. José Cordeiro visita a Diocese de Pemba e a Paróquia de Santa Cecília de Ocua, conhecendo assim de perto a realidade desta diocese e desta paróquia. Nesta visita, foi também confirmada a vontade dos bispos das duas dioceses em continuar com os termos do acordo de cooperação assinado em outubro de 2014, concordando estes em antecipar a renovação deste acordo, tendo em conta que atualmente são dois bispos diferentes, assim como ajustar alguns aspetos, após a avaliação da experiência destes 8 anos de cooperação missionária.

Em julho de 2023, a Arquidiocese de Braga envia a sétima equipa missionária.

Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui