Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Balasar (Santa Eulália)
Balasar (Santa Eulália) | 20 Nov 2020
Jesus Cristo Rei do Universo
PARTILHAR IMPRIMIR

Jesus Cristo Rei do Universo

 

EVANGELHO – Mt 25,31-46

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, bem ditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’.

Então os justos Lhe dirão: 'Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver? ' E o Rei lhes responderá: 'Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes'.

Dirá então aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o demónio e os seus anjos. Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; era peregrino e não Me recolhestes; estava sem roupa e não Me vestistes; estive doente e na prisão e não Me fostes visitar’. Então também eles Lhe hão-de perguntar: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te prestámos assistência?’

E Ele lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer’.

Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna».

 

Reflexão

 

Vinde benditos de meu Pai

Com a solenidade de Cristo Rei terminamos o ano litúrgico, no qual celebrámos os mistérios da nossa fé, centrado no mistério pascal.

Celebramos a festa de Cristo Rei. Mas quem é este Cristo Rei? Será como tantos reis de quem ouvimos falar e estudamos na história? As leituras apresentam-nos três aspectos da realeza de Jesus Cristo.

A primeira leitura Deus revela-se como uma Rei Pastor, totalmente dedicado ao bem das suas ovelhas. Deus é o Bom Pastor que libertará e conduzirá as ovelhas dispersas para a terra prometida. Esta profecia cumpre-se em Jesus. Ele é o Bom Pastor, que ama, conhece e dá a vida pelas suas ovelhas.

A segunda leitura apresenta Jesus como um rei soberano vencedor da morte e do pecado. 

O Evangelho apresenta-nos um Rei de Luz. A parábola apresenta o Filho do Homem, sentado num trono separando as pessoas como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Ele não julga. Cada pessoa é que se condena pela realização ou não das obras de misericórdia.

Vinde, benditos de Meu Pai. Recebei o reino que meu Pai vos preparou. Afastai-vos de mim, malditos.

Esta parábola é uma catequese que nos revela que o amor pelos irmãos, concretizado nas obras de misericórdia é a condição essencial para fazer parte do Reino. Cristo identifica-se com os necessitados. Tudo o que fizeste ao mais pequenino dos meus irmãos a mim o fizeste. Um dia seremos julgados pelas obras da Caridade. A nossa salvação, a Vida Eterna, ou a nossa condenação dependem do nosso amor ao próximo.

Jesus é Rei

Sim. Mas o meu reino não é deste mundo, disse Jesus a Pilatos. Ao Bom Ladrão, que reconhece a sua realeza e suplica pela salvação:" Lembra-te de mim quando estiveres no teu REINO", Jesus lhe garante: "Ainda hoje estarás comigo…"

O seu trono é a cruz. A sua coroa é uma Coroa de espinhos. O manto real é um pano enrolado no baixo-ventre. 

O Reino de Jesus é o reino do amor, da paz, da justiça, da verdade, da vida, da Graça e da santidade. São estes os valores do Reino de Jesus Cristo.

O Reino de Jesus está no meio de nós. Está onde tu estiveres. Está no teu coração. Tudo depende de ti. Jesus não te obriga. Respeita a tua liberdade em aceitares ou não.

Será que Jesus reina no mundo de hoje. Reina, sim. Apesar de tanto mal no mundo, Ele reina, porque Ele está no irmão que sofre, desprezado e abandonado. Esse é Jesus. É nesses onde Jesus está. 

Ele precisa de ti, das tuas mãos, dos teus pés, da tua boca, dos teus olhos, do teu coração, para salvar o irmão de todo o mal. Este é o Reino de Jesus.

Se Jesus reina no teu coração e na tua vida, Ele é Rei.

Movimentos e Grupos de Apostolado

Hoje celebramos o dia dos movimentos de apostolado. A Igreja tem como missão, construir e ser o Reino de Jesus. É através dos movimentos que a Igreja, a paróquia, constrói o Reino de Jesus. Neste dia saibamos reconhecer e agradecer a todos os que se empenham nos movimentos e grupos paroquiais, para que a nossa Paróquia seja uma Igreja Viva, o Reino de Jesus. Ser cristão é ser construtor do Reino de Jesus.

Cumpramos a nossa missão na construção do Reino de Jesus para que no dia da nossa morte para este mundo, possamos escutar nas palavras de Jesus: “Vinde benditos de Meu Pai. Recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo”.

Acreditemos no Reino de Jesus e rezemos: Venha a nós o vosso Reino.

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Balasar (Santa Eulália)
Casa Paroquial
Morada

Rua Alexandrina Maria da Costa, 21
4570-017 Balasar Pvz

TEL

252956100

Cartório Paroquial

Cartório Paroquial

Eucaristias

Novo Horário das Celebrações

atendendo à nova realidade da Paróquia

 

Eucaristias

Domingo e Dia Santo

- 07h30, 09h00, 11h00 e 18h00

- Vespertinas: 18h30

 

Dias de Semana

Segunda - feira: 18h30

Terça, quarta e sexta-feira: 07h30

Quinta - feira: 20h00

Primeiro Sábado: 10h00

Apenas de tarde: Mês de Maria (Maio) 20h00 - Mês das Almas (Novembro) 18h30 - Novena do Menino (dezembro) e S. Sebastião (janeiro) às 20h00.

A Eucaristia, dos dias 13 de cada mês, foi suspensa.

 

Adoração Eucarística

Domingo e dia Santo: 16h00 

Quinta - feira: 20h00

Adoração Perene

Dias de semana: 08h00 - 18h00

 

 

Oração do Terço do Rosário

Todos os dias antes da Santa Missa

Adoração de Domingo

 

Confissões

 

 

Visitas aos Doentes

Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. 

Párocos