Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Balasar (Santa Eulália)
Balasar (Santa Eulália) | 22 Mai 2020
Ascensão de Jesus Estarei sempre convosco
PARTILHAR IMPRIMIR
 

EVANGELHO – Mt 28,16-20

Conclusão do santo Evangelho segundo São Mateus.

Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

Reflexão

A Festa da Ascensão de Jesus, que hoje celebramos, sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus. Sugere também que Jesus nos deixou o testemunho e que somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo.

O Evangelho apresenta o encontro final de Jesus ressuscitado com os seus discípulos, num monte da Galileia. A comunidade dos discípulos, reunida à volta de Jesus ressuscitado, reconhece-O como o seu Senhor, adora-O e recebe d’Ele a missão de continuar no mundo o testemunho do “Reino”.

Na primeira leitura, repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projecto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus – a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo “caminho” que Jesus percorreu. Quanto aos discípulos: eles não podem ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante; mas têm de ir para o meio dos homens, continuar o projecto de Jesus.

A segunda leitura convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados (a vida plena de comunhão com Deus). Devem caminhar ao encontro dessa “esperança” de mãos dadas com os irmãos – membros do mesmo “corpo” – e em comunhão com Cristo, a “cabeça” desse “corpo”. Cristo reside no seu “corpo” que é a Igreja; e é nela que Se torna, hoje, presente no meio dos homens. (portal dos Dehonianos)

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Balasar (Santa Eulália)
Casa Paroquial
Morada

Rua Alexandrina Maria da Costa, 21
4570-017 Balasar Pvz

TEL

252956100

Cartório Paroquial

Cartório Paroquial

Eucaristias

Novo Horário das Celebrações

atendendo à nova realidade da Paróquia

 

Eucaristias

Domingo e Dia Santo

- 07h30, 09h00, 11h00 e 18h00

- Vespertinas: 18h30

 

Dias de Semana

Segunda - feira: 18h30

Terça, quarta e sexta-feira: 07h30

Quinta - feira: 20h00

Primeiro Sábado: 10h00

Apenas de tarde: Mês de Maria (Maio) 20h00 - Mês das Almas (Novembro) 18h30 - Novena do Menino (dezembro) e S. Sebastião (janeiro) às 20h00.

A Eucaristia, dos dias 13 de cada mês, foi suspensa.

 

Adoração Eucarística

Domingo e dia Santo: 16h00 

Quinta - feira: 20h00

Adoração Perene

Dias de semana: 08h00 - 18h00

 

 

Oração do Terço do Rosário

Todos os dias antes da Santa Missa

Adoração de Domingo

 

Confissões

 

 

Visitas aos Doentes

Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. 

Párocos