Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Balasar (Santa Eulália)
Balasar (Santa Eulália) | 18 Out 2019
XXIX Domingo Comum
  © @internet

Orar com Fé perseverante

EVANGELHO – Lc 18,1-8

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo,

Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens.

Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia:

‘Faz-me justiça contra o meu adversário’. Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo: ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’».

E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!… E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa.

Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre esta terra?»

Reflexão

A Palavra que a liturgia de hoje nos apresenta convida-nos a manter com Deus uma relação estreita, uma comunhão íntima, um diálogo insistente: só dessa forma será possível ao crente aceitar os projectos de Deus, compreender os seus silêncios, respeitar os seus ritmos, acreditar no seu amor.

O Evangelho sugere que Deus não está ausente nem fica insensível diante do sofrimento do seu Povo… Os crentes devem descobrir que Deus os ama e que tem um projecto de salvação para todos os homens; e essa descoberta só se pode fazer através da oração, de um diálogo contínuo e perseverante com Deus.

A primeira leitura dá a entender que Deus intervém no mundo e salva o seu Povo servindo-Se, muitas vezes, da acção do homem; mas, para que o homem possa ganhar as duras batalhas da existência, ele tem que contar com a ajuda e a força de Deus… Ora, essa ajuda e essa força brotam da oração, do diálogo com Deus.

A segunda leitura, sem se referir directamente ao tema da relação do crente com Deus, apresenta uma outra fonte privilegiada de encontro entre Deus e o homem: a Escritura Sagrada… Sendo a Palavra com que Deus indica aos homens o caminho da vida plena, ela deve assumir um lugar preponderante na experiência cristã. (portal dos Dehonianos)

Palavras-Chave:
Paróquia de Balasar (Santa Eulália)
Casa Paroquial

Rua Alexandrina Maria da Costa, 21
4570-017 Balasar Pvz

Cartório Paroquial

Eucaristias

Novo Horário das Celebrações

atendendo à nova realidade da Paróquia

Eucaristias

Domingo e Dia Santo

- 07h30, 09h00, 11h00 e 18h00

- Vespertinas: 18h30

Dias de Semana

Segunda - feira: 18h30

Terça, quarta e sexta-feira: 07h30

Quinta - feira: 20h00

Primeiro Sábado: 10h00

Apenas de tarde: Mês de Maria (Maio) 20h00 - Mês das Almas (Novembro) 18h30 - Novena do Menino (dezembro) e S. Sebastião (janeiro) às 20h00.

A Eucaristia, dos dias 13 de cada mês, foi suspensa.

Adoração Eucarística

Domingo e dia Santo: 16h00

Quinta - feira: 20h00

Adoração Perene

Dias de semana: 08h00 - 18h00

Oração do Terço do Rosário

Todos os dias antes da Santa Missa

Adoração de Domingo

Confissões

Visitas aos Doentes

Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês.

Párocos