Programa Pastoral 2019+2020
“Levantar-se e semear esperança”

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Balasar (Santa Eulália)
Balasar (Santa Eulália) | 11 Mai 2018
O ACÓLITO CONSTRUTOR DA PAZ
XXII Peregrinação Nacional dos Acólitos ao Santuário de Fátima

“O Acólito Construtor da Paz”, foi o lema da XXII Peregrinação Nacional dos Acólitos ao Santuário de Fátima, na qual participaram alguns elementos do grupo de acólitos da nossa comunidade paroquial.

O dia começou por volta das 10:00h com o acolhimento aos acólitos vindos de quase todas as dioceses.

Feito o acolhimento, onde os acólitos foram introduzidos no espírito da peregrinação Internacional de acólitos a Roma e obtiveram as coordenadas para o resto do dia, cada grupo organizou-se para o almoço nos espaços disponíveis á volta do Santuário.

Recuperada a força corporal, eis que chegou a hora de recuperar a força espiritual através da participação na Eucaristia na Basília da Santíssima Trindade, seguida de Procissão Eucarística, que percorreu o recinto do Santuário até ao altar do mesmo, onde terminou com a Bênção do Santíssimo Sacramento, a consagração a Nossa Senhora e com a largada de duas pombas, gesto simbólico pela paz no mundo.

Na Eucaristia presidida por D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, este convidou os acólitos a fazerem “atos de fé e paz, a ter cuidado pela vida uns dos outros, por uma vida digna”. “Vós estais ao serviço dos dons que Jesus quer pôr ao serviço do seu povo”, afirmou D, António Marto que à sua frente contemplava “um espetáculo de beleza, que deixa ver a beleza” do serviço de quem acompanha e ajuda durante a celebração.

“Temos a responsabilidade de levar a paz ao mundo”, sublinhou ainda o presidente da celebração, indicando o caminho da reconciliação quando entre nós há ofensas e guerras, seguindo assim o exemplo de um dos seus padroeiros, São Francisco Marto, um dos videntes de Fátima, que foi um “colaborador da paz”, respondendo ao convite de Nossa Senhora na Cova de Iria, convite esse que é feito também hoje a cada um de nós.

Neste espírito, o dia ficou marcado pelo convívio fraterno entre acólitos de todo o país, o compromisso com Jesus Eucaristia na alegria do serviço ao Altar.

Paróquia de Balasar (Santa Eulália)
Casa Paroquial

Rua Alexandrina Maria da Costa, 21
4570-017 Balasar Pvz

Cartório Paroquial

Eucaristias

Novo Horário das Celebrações

atendendo à nova realidade da Paróquia

Eucaristias

Domingo e Dia Santo

- 07h30, 09h00, 11h00 e 18h00

- Vespertinas: 18h30

Dias de Semana

Segunda - feira: 18h30

Terça, quarta e sexta-feira: 07h30

Quinta - feira: 20h00

Primeiro Sábado: 10h00

Apenas de tarde: Mês de Maria (Maio) 20h00 - Mês das Almas (Novembro) 18h30 - Novena do Menino (dezembro) e S. Sebastião (janeiro) às 20h00.

A Eucaristia, dos dias 13 de cada mês, foi suspensa.

Adoração Eucarística

Domingo e dia Santo: 16h00

Quinta - feira: 20h00

Adoração Perene

Dias de semana: 08h00 - 18h00

Oração do Terço do Rosário

Todos os dias antes da Santa Missa

Adoração de Domingo

Visitas aos Doentes

Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês.

Párocos