Toma e Lê
XII DOMINGO do TEMPO COMUM - ANO C
Arquidiocese

Santuário do Bom Jesus já é PATRIMÓNIO MUNDIAL!
[+info]

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Guimarães e Vizela
DCAGM | Guimarães| 9 Abr 2019
VISITA PASTORAL A BARCO, TAIPAS, PRAZINS (SANTO TIRSO E SANTA EUFÉMIA) E CORVITE
Avaliação de Dom Nuno Almeida
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Dom Nuno | Guimarães

Apresentamos a avaliação que Dom Nuno Almeida partilhou na sua página de Facebook da Visita Pastoral ao "Colégio de Paróquias" de São Cláudio de Barco, São Tomé de Caldelas, Santo Tirso de Prazins, Santa Eufémia de Prazins e  Santa Maria de Corvite.

Estas visitas decorreram entre 30 de Março e 7 de Abril.

Saudamos o Senhor Dom Nuno, agradecendo a partilha.

"Estas cinco paróquias, do arciprestado de Guimarães/Vizela, estão confiadas ao Pe. José Agostinho Costa Ribeiro e ao Pe. Manuel António Pinheiro Faria, a quem muito agradecemos e damos os parabéns pelo seu trabalho pastoral, testemunho sacerdotal e por tudo o que vivemos nestas visitas pastorais. Um grande bem hajam a todos os que se empenham na vida paroquial e aos que preparam e participaram nos vários momentos da Visita Pastoral. 
A Igreja do século XXI, na fidelidade a Jesus Cristo, procurando pôr em prática o Concílio Vaticano II e responder às exigências do nosso tempo, é essencialmente comunhão missionária:
Através da pastoral litúrgica, evangeliza celebrando os sacramentos, especialmente a Eucaristia, fonte e centro da vida cristã. Foi participada e fecunda a noite de encontro dos empenhados na pastoral litúrgica das cinco paróquias, em Caldelas das Taipas.
Através da pastoral profética, evangeliza anunciando a Palavra, formando e denunciando as situações que ferem a dignidade humana. Igualmente importante o encontro, realizado em Barco, com os catequistas, dirigentes do CNE e muitas outras pessoas que se empenham na pastoral profética.
Através da pastoral social, evangeliza servindo, prestando a atenção e auxílio perante as antigas e novas pobrezas, as dependências, a solidão e a exclusão social. Muito frutuoso o encontro realizado em Santa Eufémia de Prazins com os que operam neste setor.
No encontro com os Conselhos Pastorais e Económicos, em Santo Tirso de Prazins, foi avivada a consciência de que a paróquia é comunidade de crentes ao serviço de todos, é família de famílias, comunidade de comunidades, onde a vida se partilha e circula. Foi assumido o compromisso de definir e continuar a formar os líderes de cada setor, serviço e movimento. Foi manifestada a vontade de formar uma Equipa Pastoral Paroquial, presidida pelo pároco e formada por estes líderes, a que se juntam um membro do Conselho Económico, um casal coordenador da Pastoral Familiar e uma e um jovem da Pastoral Juvenil. Foi também confirmado o propósito de continuar a caminhar na via da cooperação com as paróquias vizinhas, reunindo estas Equipas Pastorais Paroquiais constituir o Conselho Pastoral do “Colégio de Paróquias”.
Como paróquias missionárias há que alargar o olhar e a partilha às terras de missão (Ocua-Pemba) e lançar-se na aventura de convidar familiares e vizinhos para formar pequenos grupos ao redor da Palavra de Deus (“Grupos Semeadores de Esperança” ou outros).
Foram duas semanas em que aconteceram variadíssimos encontros. Agradecemos a todos o acolhimento e a simpatia.
Visitámos a Escola de Barco, a Escola e Pré-escola de Santo Tirso de Prazins, a Escola e Pré-escola Santa Eufémia de Prazins, a Escola e Pré-Escola de Corvite (Via Sacra e convívio com crianças, professores, auxiliares e pais).
Fomos também acolhidos na Casa das Caldelas, no Centro Social: Lar Alcide Felgueiras, na GNR, na Associação Humanitária dos Bombeiros (obrigado ao Pe. José Neves Machado pelo testemunho e hospitalidade), na Junta de Freguesia, Termas e Clube das Taipas.
Houve visita à Vimágua, ao Centro Social “Cardeal Monteiro de Castro”: Centro de Dia, Infantário e ATL; Clube de Futebol de Prazins/Corvite, Centro Social Paroquial de Corvite (ATL), Adega Cooperativa de Guimarães e, ainda, visita e Unção a alguns doentes em suas casas.
Eucaristia e Unção dos Doentes para as cinco paróquias, aconteceu em Corvite, no sábado de manhã, 06 de abril.
A Eucaristia de conclusão da Visita Pastoral, com a presença do Diácono Lino, aconteceu no sábado 30, em Barco e no domingo 31, em Caldelas das Taipas. 
A conclusão da Visita em Santo Tirso de Prazins e Santa Eufémia foi no sábado à tarde, 06 de abril, e no domingo, 07 de abril, em Corvite."

PARTILHAR IMPRIMIR
Arciprestado de Guimarães e Vizela
Contactos