Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 14 Mar 2019
Solenidades do Senhor dos Passos na Paróquia de Santa Maria de Arnoso
Celebrações são já uma tradição na paróquia neste tempo da Quaresma.

A comunidade paroquial de Santa Maria de Arnoso, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, vive nos dias 16 e 17 de Março as Solenidades do Senhor dos Passos, celebrações características e próprias do tempo da Quaresma, que são já uma tradição nesta paróquia.

As celebrações, promovidas pela Confraria do Senhor dos Passos de Santa Maria de Arnoso, iniciam-se no sábado, dia 16, às 20h30, com a Eucaristia, seguindo-se, às 21h00, a representação da Paixão de Cristo, pelo grupo de Tadim. Já no domingo, dia 17, às 10h00, realiza-se a Missa em honra do Senhor dos Passos, solenizada pelo grupo coral da paróquia, Eucaristia Jovem, na Capela do Senhor dos Passos. Da parte da tarde, às 14h30, será feita a recepção à Banda Marcial de Arnoso e às Autoridades religiosas e Civis. Às 15h00, a Solene Procissão dos Passos, com o Sermão do Pretório na Igreja Paroquial, a cargo do Reverendo P.e Manuel António Barbosa Moreira, seguindo-se depois, pelas ruas da freguesia, presidida por Dom Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, com vários figurados, representando Quadros Bíblicos da Paixão de Cristo. Destacam-se alguns dos pontos altos que marcam e enriquecem esta celebração, como o Sermão do Encontro com Quadros Bíblicos do Canto da Verónica, a Procissão ao Alto do Calvário, acompanhada pela Banda Marcial de Arnoso, e regresso à Igreja Paroquial, para o Sermão do Encerramento, com o Quadro Bíblico da Morte do Senhor, acompanhado por Sua Mãe, a Senhora das Dores, Maria Madalena e João Evangelista.

Findas as cerimónias, serão entregues os diplomas aos novos Irmãos da Confraria do Senhor dos Passos.

Deste modo, são inúmeras as razões para participar nestes momentos de oração, carregados de intenso simbolismo e constituindo claras manifestações da Fé que, neste tempo da Quaresma, nos ajudam a converter o nosso coração e a Cres’SER na ESPERANÇA de Cristo Jesus.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão