Arquidiocese

Horários

Catequese Digital

[+info]

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Arciprestado de Vila Nova de Famalicão | 11 Nov 2018
Ser Esperança é Ser alegria…
Como cristãos, discípulos missionários de Jesus, temos a missão de transportar a alegria da Boa Nova.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Eis-nos no novo Ano Pastoral, dando continuidade à nossa reflexão na Segunda Virtude Teologal: a Esperança; e a discernir a nossa condição de discípulos Missionários. «Ser comunidade missionária é a meta principal a que a Arquidiocese se propõe neste Ano Pastoral», pedia o nosso Arcebispo na Abertura Arquidiocesana.

Este ano 2018|2019 somos convidados a «Ser Esperança» e tecer comunidades acolhedoras e missionárias, onde «Tudo e todos estamos sempre em Missão».

Respondendo a todas as propostas, nós, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, queremos «ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentir-se acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho», conforme nos solicita o Papa em Alegria do Evangelho nº 114.

Ao longo de todo ano Pastoral, o nosso Arciprestado de Vila Nova de Famalicão terá como fio condutor e Objectivo principal «Gerar discípulos missionários e comunidades semeadoras de esperança que [...] assumam a inadiável renovação da Arquidiocese, com as suas Paróquias e Comunidades»; e todas as Linhas orientadoras propostas: «um caminho de Páscoa», sendo que cada letra da palavra PÁSCOA marca o início de cada um dos seis pontos desta caminhada: Participação ativa e criativa; Avaliação sobre a missão; Servir e acolher a todos; Conversão ao Evangelho; Oração e vida espiritual; Alargar os horizontes da missão.

Através da nova estrutura Asciprestal (Agentes / Delegados), nos diferentes sectores de acção pastoral, social e cultural, apoiados e assistidos por todo o Clero famalicense, estará ao nosso dispor o Professor Jacinto Jardim a ajudar-nos (leigos e clero) a responder melhor aos apelos e inquietações do nosso Arcebispo. A pioneira «intenção é viver um processo de conversão que ajude cada pessoa e cada comunidade a entender que, mais do que ter uma missão, cada um/a é uma missão. Cada pessoa e cada comunidade é chamada a refletir sobre esta realidade: eu sou uma missão».

Nesta mesma prespectivo, pretendemos chamar e corresponsabilizar mais os leigos na sua missão, através da Formação, em todo o Arciprestado, de Líderes pró-activos. Com todo o Clero, esta Formação já iniciou. A partir de Janeiro a Formação será oportunidade para todos os leigos redescobrir esta alegria do evangelho, de servir e amar, ao jeito de Jesus. Todos temos a necessidade de nos encontrar com o Evangelho: com Jesus.

Como cristãos, discípulos missionários de Jesus, temos a missão de transportar a alegria da Boa Nova: Deus ama-nos como Pai e mais como Mãe, e, de tanto nos amar, nos deu o Seu Filho único, que faz da Sua vida uma constante de entrega, gastando-Se para nos redimir, para nos inserir na vida divina, para nos garantir, de uma vez para sempre, uma morada junto do Pai.

A consciência, como nos recorda o Papa Francisco, da nossa condição pecadora e dos nossos pecados, faz-nos dar um primeiro passo em direção a Jesus Cristo. Salvos por Ele, prossigamos com Ele pelo caminho. O Caminho faz-se caminhando. Tenhamos a coragem de nos deixarmos curar por Jesus para O seguirmos!

Padre Armindo Paulo, Arcipreste

PARTILHAR IMPRIMIR
Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Contactos