Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 20 Out 2018
Coordenadores Paroquiais de Catequese de Famalicão desafiados à Missão de “Ser Esperança”
Encontro incidiu sobre os principais objectivos apontados para o ano catequético 2018/2019.

Tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova Famalicão promoveu um encontro destinado aos Catequistas Coordenadores Paroquiais de Catequese de todas as paróquias do Arciprestado, com vista à preparação deste novo Ano Pastoral 2018-2019, em que somos particularmente desafiados a “Ser Esperança”.

Desta feita, este encontro teve lugar no dia 8 de Outubro, pelas 21h15, no Centro Pastoral de Sto. Adrião, em Famalicão. A reunião contou com a presença dos elementos da Equipa Arciprestal de Catequese, nomeadamente do seu Assistente, o P.e António Loureiro, assim como de um grupo de mais de 40 catequistas coordenadores provenientes de grande parte das paróquias do Arciprestado.

O encontro iniciou com uma pequena dinâmica de acolhimento, a que se seguiu um momento de oração. Depois foi tempo de apresentar e/ou recordar o objectivo proposto pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese (DAC) para o Ano Pastoral 2018-2019. Assim, neste ano subordinado na Arquidiocese de Braga ao tema “Ser Esperança”, e dando continuidade ao triénio dedicado à segunda virtude teologal, o plano do DAC tem como objectivo geral "Revitalizar a Arquidiocese e as Paróquias com a força do Evangelho, criando condições para que o Espírito Santo as fortaleça e guie com diversos dons hierárquicos, carismáticos e ministeriais; centrando-as em Jesus Cristo". Deste modo, e concretamente através da acção catequética, ajudar-se-á a cumprir o propósito de "Tecer comunidades onde todos se sintam acolhidos e motivados para a Missão".

Posto isto, foram apresentadas algumas datas importantes para este ano pastoral, destacando-se, desde já, o Encontro Arciprestal de Catequistas, a realizar a 26 de Janeiro de 2019, assim como os Encontros Vocacionais destinados a todos os agentes de pastoral do Arciprestado e promovidos pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, nos dias 30 de Novembro, 8 e 16 de Fevereiro.

Depois de um tempo aberto ao diálogo, onde os presentes tiveram oportunidade de colocar questões, esclarecer dúvidas e/ou apresentar sugestões, o P.e António Loureiro tomou a palavra para agradecer, mais uma vez, a presença de todos. O sacerdote salientou ainda “a necessidade do catequista abraçar a desafiadora missão de ser esperança no meio do mundo, testemunhando a alegria do Evangelho”, terminando depois o encontro com um breve momento de oração.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão