Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 17 Out 2017
Coordenadores Paroquiais de Catequese de Famalicão interpelados a “Despertar Esperança”
Encontro composto de momentos de oração, reflexão e partilha procurou ajudar a preparar o ano catequético 2017/2018.

Tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova Famalicão promoveu um encontro destinado aos Catequistas Coordenadores Paroquiais de Catequese de todas as paróquias do Arciprestado, com vista à preparação deste novo Ano Pastoral 2017-2018, em que somos particularmente desafiados a “Despertar Esperança”.

Desta feita, este encontro teve lugar no dia 9 de Outubro, pelas 21h15, no Centro Pastoral de Sto. Adrião, em Famalicão. A reunião contou com a presença dos elementos da Equipa Arciprestal de Catequese, nomeadamente do seu Assistente, o P.e António Loureiro, assim como de um grupo de mais de 50 catequistas coordenadores provenientes de grande parte das paróquias do Arciprestado.

O encontro iniciou com uma pequena dinâmica de acolhimento, a que se seguiu um momento de oração. Depois foi tempo de apresentar e/ou recordar o objectivo proposto pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese (DAC) para o Ano Pastoral 2017-2018. Assim, neste ano subordinado na Arquidiocese de Braga ao tema “Despertar Esperança”, e no início de um novo triénio, onde se assume como propósito o “rejuvenescimento e a renovação da Arquidiocese, a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo”, o plano do DAC tem como objectivo geral Valorizar a Espiritualidade Cristã, fonte de beleza para a vida”. Para a concretização deste objectivo foram apontadas algumas linhas de acção, tais como: “Preceder cada actividade pastoral de um tempo de recolecção; Promover a redescoberta da Beleza presente na liturgia e oração”.

Além disso, os catequistas foram ainda alertados e sensibilizados para a celebração da Semana dos Seminários, que este ano se centra, em toda a Arquidiocese, no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão. A propósito, lembrou-se a “importância e centralidade da dimensão vocacional na vida e na realização pessoal de todos os seres humanos, sem excepção”, enfatizando-se “o papel determinante do catequista como aquele que deve acompanhar e ajudar a discernir a vocação por parte de cada um dos que lhe são confiados”.

Posto isto, foram apresentadas algumas datas importantes para este ano pastoral, destacando-se, desde já, o Encontro Arciprestal de Catequistas, a realizar a 27 de Janeiro de 2018, assim como dois encontros de recolecção, destinados aos catequistas, mas também aos pais, por altura do Advento e da Quaresma, respectivamente a 30 de Novembro e a 16 de Fevereiro.

Depois de um tempo aberto ao diálogo, onde os presentes tiveram oportunidade de colocar questões, esclarecer dúvidas e/ou apresentar sugestões, o P.e António Loureiro tomou a palavra para agradecer, mais uma vez, a presença de todos. O sacerdote salientou ainda “a necessidade do catequista viver o encontro pessoal com Jesus, fonte de alegria, de modo a que possa cuidar a Esperança, como se de uma semente se tratasse, para que esta possa germinar e despertar na vida de todos”, terminando depois o encontro com um breve momento de oração.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão