Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 28 Set 2017
Antas acolheu em festa o seu novo pároco
O P.e José Domingos Fernandes de Oliveira, sacerdote comboniano, tomou posse no dia 24 de Setembro, sucedendo ao P.e Agostinho Alves.

No passado domingo, dia 24 de Setembro, foi em ambiente festivo que a comunidade de São Tiago de Antas, no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, se reuniu, contando com a presença de grande número de fiéis, para acolher o seu novo pároco, o P.e José Domingos Fernandes de Oliveira, sacerdote comboniano, na celebração de tomada de posse que teve lugar às 10h30, na Igreja Nova de Antas.

Na homilia proferida, o novo pároco lembrou, numa alusão ao Evangelho do dia, que “na vinha do Senhor todos têm trabalho, independentemente, da hora a que são chamados”, acrescentando que “na paróquia todos fazem falta e não há lugar a desempregados nesta vinha”.

Depois de partilhar a sua experiência missionária no Uganda, de onde regressou recentemente, o P.e José Domingos fez memória sobre os primeiros evangelizadores da paróquia de Antas há muitos séculos atrás e a todos aqueles que lhes sucederam, para referir que hoje esta comunidade está a usufruir da “semente lançada por aqueles que nos antecederam e já partiram para a vinha do Senhor”. Nesta perspectiva, apelou à participação de todos na vida paroquial a fim de “também nós deixarmos a nossa semente de esperança”, tal como fizeram as gerações passadas.

O sacerdote concluiu a sua partilha, apresentando-se desta forma: “eu vim para aprender convosco, não trago planos feitos, conto com a vossa ajuda para continuarmos juntos esta caminhada pastoral. Não tenho a experiência de paróquias portuguesas. A diocese onde trabalhei, no Uganda, era uma diocese jovem, com uma realidade muito diferente da milenária Arquidiocese de Braga, a que São Tiago de Antas pertence. Por isso, preciso de todos para esta nova missão”.

Perto do final da celebração tomou a palavra o Provincial dos Missionário Combonianos, o P.e José Vieira, que agradeceu ao P.e José Domingos Oliveira “a aceitação do convite formulado e prometeu todo o apoio da Comunidade dos Missionários Combonianos, que também foram muito bem acolhidos pela paróquia de Antas em 1956, quando se instalaram em Vila Nova de Famalicão”.

De igual modo, o Arcipreste de Vila Nova de Famalicão, o P.e Armindo Paulo Freitas, que conferiu a respectiva posse, em nome do Arcebispo Primaz de Braga, prometeu “todo o seu apoio pessoal e do clero de Vila Nova de Famalicão ao novo pároco”. Por fim, agradeceu ao pároco cessante, o P.e Agostinho Alves, por “todo o trabalho desenvolvido nos últimos oito anos”.

De referir que no dia anterior, dia 23 de Setembro, a paróquia de São Tiago de Antas promoveu, no Centro Pastoral da Nova Igreja, um Jantar de Solidariedade, cuja receita reverte a favor da nova Igreja, de Gratidão para com o pároco cessante, o P.e Agostinho Alves, e de boas-vindas ao novo pastor, o P.e José Domingos Oliveira.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão