Semeadores de Esperança:

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 31 Ago 2017
Sameiro acolhe encontro de Catequistas de toda a Arquidiocese de Braga
Encontro desafia os catequistas a (re)descobrir "A Beleza de Evangelizar".

No próximo dia 9 de Setembro, sábado, realiza-se o Dia Arquidiocesano do Catequista, em Braga, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. Esta iniciativa, promovida pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, tem lugar, à semelhança dos anos anteriores, no segundo sábado de Setembro, numa altura em que se aproxima a abertura de mais um ano catequético em todas paróquias, congregando milhares de catequistas provenientes de toda a Arquidiocese de Braga.

Naquele que será o primeiro ano pastoral de um triénio dedicado à temática da Esperança por parte da Arquidiocese, incidindo de modo particular sobre “Despertar Esperança”, este dia estará subordinado ao tema “A Beleza de Evangelizar”, contando com um programa recheado de propostas de formação e oração, pontuado também por agradáveis momentos de convívio e partilha.

Deste modo, o encontro inicia com o acolhimento e a oração, marcados para as 9h30 na Cripta do Santuário. Segue-se depois, por volta das 10h15, uma conferência dedicada ao tema “Catequese de Gestação” orientada pelo P.e Tiago Neto.

A partir das 11h15 e até por volta das 15h30, os catequistas poderão distribuir-se livremente por várias iniciativas a decorrer em simultâneo, como é o caso de um Pedipaper dedicado ao tema central do dia, cujos postos serão preparados e apresentados pelas Equipas Arciprestais de Catequese da Arquidiocese a partir de diferentes expressões retiradas da Exortação Apostólica do Papa Francisco “A Alegria do Evangelho”. Ao mesmo tempo, os catequistas poderão também visitar as Tendas de Oração com os cânticos de Taizé. Ao longo do dia, quem assim o desejar, poderá também celebrar o Sacramento da Reconciliação ou rezar diante de Jesus Eucaristia.

O encontro termina com um novo momento de oração, às 16h00, que “enviará os catequistas para a sua missão evangelizadora, carregada da beleza de ajudar cada irmão a viver a alegria do encontro pessoal com Jesus Cristo, despertando Esperança no coração de cada comunidade”.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão