Fátima: O dia em que o sol bailou. Bilhetes à venda.
(+info)

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Departamento Arciprestal da Comunicação Social | 4 Mai 2017
Jovens de Famalicão desafiados a anunciar a alegria de Jesus
Dia Arciprestal dos Movimentos Juvenis proporcionou aos participantes "Um Sunset com Maria".

No passado sábado, dia 29 de Abril, realizou-se em Vila Nova de Famalicão o Dia Arciprestal dos Movimentos Juvenis. Esta iniciativa promovida pela Equipa de Pastoral Juvenil do Arciprestado, na abertura da 54ª Semana de Oração pelas Vocações, tendo como objectivo despertar para o sentido vocacional da vida de todo o cristão, desafiou os jovens para “o anúncio da alegria de Jesus a todos os irmãos”.

O encontrou contou com a presença de cerca de 150 jovens, provenientes de grupos de Catequese, de grupos de Jovens e de Escuteiros e aconteceu no Seminário dos Combonianos, em Antas, convidando os presentes para “Um Sunset com Maria”. Deste modo, à chegada os jovens foram acolhidos e presenteados com um colar de flores para entrarem no espírito do sunset.

A primeira parte do encontro foi preenchida com um concerto da Banda Missio, que proporcionou muita animação entre os jovens, que dançaram, cantaram, sempre desafiados pela vocalista da banda que interagiu com os mesmos, descendo do palco para cantar e dançar com eles.

Às 19h30 teve lugar o jantar partilhado, enriquecido por um bolo comemorativo. Apesar do frio que se foi fazendo sentir, grande parte dos jovens aguentou a espera até à Vigília de Oração, marcada para as 21h30 na Capela do Seminário Comboniano.

A Vigília de oração vocacional foi presidida pelo P.e Vítor Dias, sacerdote comboniano, contando com a animação do GALA (Grupo de Animação Litúrgica de Antas). Tratou-se de um momento de Adoração Eucarística, onde os jovens também puderam ouvir o testemunho e a reflexão apresentados pelo noviço comboniano Gabriel Messori, a partir do Evangelho dos discípulos de Emaús.

Apresentaram-se também alguns excertos da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, como desafio aos jovens presentes para “assumirem uma postura missionária no dia-a-dia, levando com alegria Cristo aos irmãos e moldando, assim, a vocação própria de cada um”. Aos jovens foi ainda recordado que, “perante o défice de alegria e esperança com que nos podemos deparar na sociedade actual, em que a mensagem cristã parece não passar de uma utopia, os cristãos são desafiados a abrir brechas, não a construir muros, fazendo caminho com o mundo, sem desanimar, pois Cristo também fez caminho connosco”.

A Vigília contou também com a presença de vários sacerdotes do Arciprestado, nomeadamente do Arcipreste, o P.e Armindo Paulo Freitas, e do Assistente da Pastoral Juvenil, o P.e Nuno Vilas Boas. No final da mesma os jovens receberam ainda a visita de D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga. O prelado aproveitou para dirigir algumas palavras aos presentes, essencialmente para “os motivar e congregar à volta daquilo que será a preparação para o Sínodo dos Bispos do próximo ano que se centra, precisamente, nos jovens, na Fé e no discernimento vocacional”.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão