Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão
Arciprestado de V. N. Famalicão | 18 Abr 2017
Por Maria até Jesus
(Para ajudar a melhor rezar e viver este ano pastoral).

“Feliz aquela que acreditou

no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito

da parte do Senhor.”

(Lucas 1, 45)

“Estas palavras, pronunciadas por Isabel já depois da Anunciação, parecem ressoar aqui, aos pés da Cruz, com suprema eloquência; e a força que elas encerram, torna-se penetrante. Da Cruz ou, por assim dizer, do próprio coração do mistério da Redenção, se esparge a irradiação e se dilata a perspectiva daquelas palavras abençoadoras da sua fé. Elas remontam «até ao princípio» e, como participação no sacrifício de Cristo, novo Adão, tornam-se, em certo sentido, o contrabalanço da desobediência e da incredulidade presentes no pecado dos nossos primeiros pais. Assim o ensinam os Padres da Igreja, especialmente Santo Ireneu, citado na Constituição Lumen gentium: «O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria; e aquilo que a Virgem Eva atou, com a sua incredulidade, a Virgem Maria desatou-o com a sua fé». À luz desta comparação com Eva, os mesmos Padres como recorda ainda o Concílio chamam a Maria «mãe dos vivos» e afirmam muitas vezes: «A morte veio por Eva, a vida por meio de Maria».”

(S. João Paulo II, A Mãe do Redentor, 19)

Maria,

Mãe do Senhor Ressuscitado,

Ensina-nos a acreditar, a servir e a amar com a tua fidelidade e abandono

Para contigo contemplarmos a alegria triunfante da Páscoa de Jesus!

Ave-Maria, cheia de graça,
O Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
Rogai por nós, pecadores,
Agora e na hora da nossa morte.

Amém.

Arciprestado de Vila Nova de Famalicão