28 dezembro 2019

D. Jorge Ortiga homenageou 35 casais de Fafe

José António Ribeiro de Lima Carneiro

Natal em Família juntou mais de 250 pessoas em celebração do amor conjugal

O Arcebispo de Braga marcou presença, pela primeira vez, no Natal em Família, promovido pelo Arciprestado de Fafe e homenageou 35 casais que se preparam para celebrar especiais bodas matrimonias. A sessão decorreu no Teatro Cinema de Fafe e juntou  mais de 250 pessoas, entre casais, familiares e sacerdotes, além de alguns convidados, como o Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, o Presidente da Junta de Freguesia, Paulo Soares, o Vigário Geral da Arquidiocese, Cónego Valdemar Gonçalves e ainda o Casal Responsável da Pastoral Familiar da Arquidiocese, Rosa e Amândio Cruz.

Numa noite que pretende celebrar o amor vivido no Matrimónio, a grande novidade deste ano foi a presença de um casal que em 2020 celebrará 70 anos de casamento. O arcipreste de Fafe apresentou o casal José Alves Carneiro e Maria das Dores Leitão que casaram a 24 de Junho 1950 e a estes D. Jorge Ortiga entregou uma lembrança especial, registando-se aqui a ovação da noite.

Seguiram-se as entregas das medalhas correspondentes aos dois casais das bodas de diamante (60 anos), aos 13 casais das bodas de ouro (50 anos), aos 9 casais das bodas de prata (25 anos), assim como se agraciaram 10 casais que contraíram matrimónio neste ano de 2019. Dos casais presentes estiveram representadas 15 das 37 paróquias do Arciprestado.

Usando da palavra, o Arcebispo de Braga agradeceu o testemunho de vida cristã destes casais e desafiou casais, famílias e sacerdotes a apostarem na pastoral familiar como elemento relevante da vida das Paróquias. "Procurem criar nas paróquias, ou num conjunto de paróquias entregues ao mesmo pároco ,assim como no arciprestado equipas de pastoral familiar" que promovam, apoiam e desenvolvam acções da família, com a família e para a família.

Também o Presidente do Município, Raul Cunha, se congratulou pela iniciativa que continua a realizar-se em Fafe e que põe em evidência a importância e a centralidade da família como célula base da sociedade.  Aproveitou para desejar que o ano novo que agora começa seja um ano positivo para todas as famílias.

A sessão teve dois momentos musicais, um a abrir e outro a fechar. Ao abrir soou a Música de Natal lançada pela Paróquia de Fafe, cujo videoclipe conta com mais de 16 mil visualizações nas redes sociais. Por sua vez, após as homenagens e antes do encerramento atuaram, para ajudar a parar e a rezar, a Irmã Maria Amélia da Costa e o Projecto Mendigo de Deus. A religiosa das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), incontornável na história da música religiosa e de mensagem dos últimos 40 anos em Portugal, e o Grupo de Música nascido em 2009, formada por jovens ligados aos Franciscanos, preencheram e finalizaram a segunda parte do sarau.